Fechar
Acesso restrito


Notícias

24/08/2017 - Matur Organização Contábil: há 54 anos se renovando para melhor atender aos mais variados clientes



Fundada há 54 anos, em Belo Horizonte (MG), a Matur Organização Contábil passou por uma profunda reorganização em 2008 sob a assessoria da Fundação Dom Cabral, a melhor escola de negócios da América Latina, segundo ranking do jornal britânico Financial Times.
 
Com cerca de 900 clientes naquele período, o sócio-diretor Mário Mateus – filho do fundador José Mateus – mergulhou num relevante processo de alinhamento da organização contábil, em que ele e seus dois irmãos, Marco Aurélio e Simone, integraram desde cedo.
 
O levantamento e a análise dos processos internos resultaram na criação do Projeto Célula, que racionalizou a operação, trouxe foco para o negócio e redefiniu o trabalho das áreas estratégicas da empresa – contábil, fiscal e de departamento de pessoal – e das áreas de apoio. A carteira de clientes foi concentrada nos setores de maior expertise, com 701 empresas, e a equipe, reduzida de 237 para 169 colaboradores. “Entramos num mundo novo. Precisávamos nos reciclar, definir nosso foco de negócio e atender melhor nossos clientes em decorrência das novas tecnologias e das convergências das normas contábeis internacionais”, afirma Mário.
 
A partir de 2013, outra mudança significativa ocorreu na empresa com a atualização da plataforma de sistemas, que passou a auxiliar na gestão da organização e também na prestação de serviços aos clientes. Surgiu o e-Matur. “Com o novo software, otimizamos nossos processos; racionalizamos para construir algo muito melhor”, destaca o empresário.
 
A nova tecnologia permitiu que, por meio de um protocolo eletrônico, o cliente tenha acesso total a seus documentos e dados de forma remota pelo site da empresa. “Investimos naquilo em que mais acreditamos: nas pessoas, no sistema, na gestão da empresa e nos processos, que precisam estar mapeados a partir de uma nova filosofia de trabalho”, salienta.
 
Um dos grandes incentivadores para essa revolução na Matur, garante Mário, foi o GBrasil. “A partir de exemplos de outras empresas e do incentivo dos colegas, ficou mais fácil implementar nossos projetos. É uma grande honra participar do grupo”, diz.


Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa