Fechar
Acesso restrito


Notícias

27/09/2017 - Com o que se preocupar na hora de escolher uma franquia?

Empreendedor deve estar atento desde o início ao modelo de negócio



Considerado um modelo de negócio pronto e testado para o empreendedor, o mercado de franquias tem registrado crescimento nominal no País. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segundo trimestre de 2017 teve um aumento de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O faturamento no setor entre os meses de abril e junho passou de R$ 35,180 bilhões para R$ 37,565 bilhões, e a perspectiva da instituição é que este ano tenha um crescimento entre 7% e 9% em termos de faturamento.
 
O Brasil possui cerca de três mil redes franqueadoras, nacionais e internacionais, com destaque nos segmentos de alimentação, moda, saúde, beleza e bem estar, e serviços e outros varejos. “Ao ingressar em uma rede, o franqueado tem uma série de benefícios, como acesso a produtos e serviços formatados e experimentados, sistemas de TI e gestão, a uma marca reconhecida, a uma rede de fornecedores credenciados e a uma série de padrões visuais para embalagens, comunicação e para o ponto de venda”, explica o vice-presidente da ABF, Alexandre Guerra.
 
O franchising pode ser um negócio rentável para o empreendedor, mas quais são os riscos que ele deve conhecer na hora de escolher uma franquia?
 
“Uma das dificuldades da franquia é atender as metas determinadas no modelo do negócio e, por consequência, atingir o lucro desejado ou obter o retorno do investimento no prazo inicialmente estipulado”, comenta Wanessa Freire, diretora de contabilidade da Acene Contabilidade (GBrasil | Recife-PE), que tem as franquias da Adcos, Bob’s e Mahogany como clientes.
 
Pesquisa de mercado
 
Para Maurício Prado, diretor da O.C. Prado (GBrasil | Rio Branco-AC), que presta serviços de contabilidade, pessoal e fiscal para  franquias da Boticário e Quem Disse Berenice, o investidor deve fazer uma pesquisa de mercado de aceitação do produto que pretende ofertar e também da concorrência já instalada, pois poderá enfrentar um mercado saturado. A Real Assessoria e Consultoria (GBrasil | São Luís-MA), concorda e salienta: “Além disso, deve-se fazer estudos dos pontos de localização a serem abertos como também o real valor a ser investido no capital de giro e nas instalações”, acrescenta Pires de Castro, diretor da empresa que atende cerca de 15 franqueadas, entre elas, Lacoste, Dominos Pizza, Via Açaí, China in Box e Yazigi.
 
Perfil de franquia
 
Ter identidade com a área em que deseja atuar também é um dos principais passos para encontrar a franquia ideal. “É necessário que o empreendedor verifique as informações passadas por outros franqueados e não apenas o que o franqueador propõe para escolher um negócio consolidado, já que a chance de uma franquia dar certo é muito maior se comparado a uma empresa que inicia suas atividades por conta própria”, sugere Tertulino Ribeiro Passos, diretor da Análise Contabilidade (GBrasil | Teresina-PI), que tem entre seus clientes franqueados das marcas Giraffas, Spoleto, Óticas Carol e Óticas Diniz.
 
“Verificar se a franqueadora emite nota fiscal de serviços com o desconto dos impostos respectivos pelos serviços prestados ao franqueado é outra precaução que o empreendedor deve ter antes de fechar um novo negócio”, ressalta Derseu de Paula, diretor-presidente da De Paula Contadores Associados (GBrasil | Foz do Iguaçu-PR).
 
Cuidados
A Rui Cadete – Consultores e Auditores Associados (GBrasil | Natal-RN), recomenda que os franqueados fiquem atentos aos trâmites contratuais da operação, ao retorno esperado, aos controles e sistemas de tecnologia empregados para garantir um correto acompanhamento do trabalho. “Já os franqueadores devem ter um processo bem estruturado, com tecnologias que permitam a validação das informações dos franqueados, um contrato que apresente clareza em relação a todos os procedimentos, uma análise cadastral completa do empreendedor e uma análise de mercado que permita esclarecer as vertentes em relação ao produto que será apresentado”, finaliza Karina Dias, sócio-diretora da empresa que atende diversos franqueadores e franqueados, entre eles, Samsung, Zara, Ellus, Brasil Cacau e Dudalina.

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa