Fechar
Acesso restrito


Notícias

25/10/2017 - Processo de recrutamento e seleção assume papel cada vez mais estratégico nas empresas

Companhias têm optado por serviços de empresas de contabilidade a fim de economizar tempo e dinheiro na busca por talentos 



Identificar talentos está entre uma das tarefas mais difíceis e fundamentais de uma empresa. O processo de recrutamento e seleção tem assumido um papel cada vez mais estratégico das companhias com o atual cenário econômico do País. A terceirização desse serviço passou a ser uma constante a fim de otimizar outros processos administrativos internos. 
 
Para ter uma assessoria de confiança nessa função, os empreendedores têm optado pelos serviços das empresas de contabilidade. “Os clientes começaram a perceber a necessidade de profissionalizar o processo seletivo com a definição do candidato mais adequado aos requisitos da vaga. Com as demandas, passamos a iniciar as solicitações utilizando conhecimentos, técnicas e instrumentos psicológicos de nossa equipe especializada”, relata Jordana Lins, psicóloga e gerente de RH da Contac Contabilidade (GBrasil | Goiânia – GO).
 
A DPC – Domingues e Pinho (GBrasil | RJ e SP) atende clientes há mais de 15 anos na identificação de profissionais qualificados nos mais diversos setores e níveis hierárquicos. Por meio do serviço DPC Solução de Talentos, a empresa investe no processo seletivo diferenciado com o uso de técnicas como a análise grafológica, que viabiliza o estudo da personalidade do candidato por meio da escrita, e a metodologia DISC, que identifica o estilo comportamental do pretendente à vaga e as competências técnicas dele. “Temos recebido um retorno positivo dos clientes na condução desses métodos, o que é medido pelo aproveitamento dos profissionais que são selecionados”, explica Raquel Dilkin, gerente de RH da DPC.
 
A Marpe Contabilidade (GBrasil | Fortaleza – CE) atua com ferramentas de avaliação apropriadas, como entrevistas, testes, dinâmicas de grupo e um sistema próprio de gerenciamento. “Atualmente, trabalhamos na seleção de cargos gerenciais, de nível executivo”, comenta a diretora da empresa, Camila Coelho.
 
Além disso, a necessidade das companhias fez com que a Orcose Contabilidade (GBrasil | São Paulo – SP) iniciasse um projeto que começará em janeiro de 2018. “Teremos um programa com software especializado, com busca integrada em sites de currículos para captação de candidatos, além de processos criteriosos de acordo com a cultura do cliente e o perfil do chefe, que são detalhes que fazem toda a diferença”, adianta Cristiane Linuesa, gerente de RH da Orcose.
 
Benefícios para a empresa
 
A RG Contadores Associados (GBrasil | Florianópolis – SC) também realiza o recrutamento e seleção para clientes da área contábil, fiscal e pessoal e para os não clientes que desejam apenas contratar esse tipo de demanda. Para Ana Paula Meurer, gerente de RH da empresa, a segurança é um dos benefícios para quem opta em terceirizar as atividades de recrutamento e seleção. “A contratação de uma mão de obra qualificada para a execução do serviço minimiza a subjetividade e pessoalidade do processo, o que leva a um conhecimento melhor das necessidades e à condução do processo de forma mais assertiva”, declara.
 
Outra vantagem de terceirizar o serviço é a economia de tempo, de acordo com a Rui Cadete Consultores e Auditores (GBrasil | Natal – RN), que intensificará essa atividade especializada no próximo ano, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das empresas atendidas. “Ao transferir o cumprimento de demandas a outra organização, o cliente não perde horas valiosas com análises de currículos, testes, entrevistas e dinâmicas. Os recursos também são poupados, já que fica mais barato contar com o pacote de serviços da consultoria do que desenvolver o RH para que ele elabore todas as fases do recrutamento e seleção”, finaliza a gestora de RH, Ana Cláudia Medeiros.

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa