Fechar
Acesso restrito


Notícias

28/05/2018 - Instituto Padre Vilson Groh atende 5 mil crianças e jovens carentes em Florianópolis (SC)

Entidade desenvolve a inclusão social em parceria com sete organizações da capital catarinense



A história pessoal e profissional de Liliane Nascimento se cruza com a Rede Instituto Padre Vilson Groh (Rede IVG), localizada em Florianópolis (SC). A estudante de Engenharia Civil foi atendida, entre seis e 14 anos de idade, pela Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (Acam), que faz parte da Rede IVG. “Tive a oportunidade de estudar em um dos melhores colégios particulares da cidade, com bolsa de 100% concedida pela instituição aos alunos atendidos pela Rede IVG”, lembra. “Após o ensino médio, comecei a cursar Engenharia Civil, e na quinta fase da academia, o IVG também começou a me beneficiar financeiramente com uma bolsa de 50% do valor total da mensalidade da faculdade. Há dois anos, faço estágio no instituto e, desde agosto de 2017, sou membro do conselho fiscal da diretoria da Acam”, comenta Liliane. 
 
Fundado em 2010, o Instituto Padre Vilson Groh trabalha em rede com sete organizações: Acam; Associação João Paulo II (AJPII); Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA); Centro de Educação e Evangelização Popular (Cedep); Centro Social Elisabeth Sarkamp (CSES); e as unidades dos Centros Educacionais Marista São José (CEMSJ) e Marista Lucia Mayvorne (CEMLM). A formalização do Instituto criou uma sinergia entre as ações dessas organizações que já existiam antes de 2010, promovendo a articulação nas dimensões social, educacional e financeira, com foco na defesa e garantia de direitos da população carente da Grande Florianópolis. Juntas, elas atendem, em média, mais de 5 mil crianças e jovens por ano. 
 
“O instituto nos proporciona valores de vida e grandes janelas de oportunidade. Como profissional, tenho a realização de me formar neste ano em um curso superior e poder entrar no mercado de trabalho com uma boa qualificação. Como pessoa, uma das minhas grandes realizações é ver que minha mãe tem uma profissão graças a uma oportunidade do IVG, de um curso profissionalizante de vigilante. Acredito que quando uma pessoa da família consegue uma oportunidade na vida, seja uma qualificação, seja um emprego, seja uma bolsa para estudar, isso muda a qualidade de vida dos outros familiares. Sem dúvida, é uma vitória para todos”, opina Liliane. 
 
Convidado por amigos a conhecer o instituto em 2012, o diretor da RG Contadores Associados (GBrasil – Florianópolis/SC) , Nilson Göedert, faz parte desde então do conselho fiscal da Rede IVG. A empresa contábil tem atuado fortemente na captação de recursos da instituição por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) junto com os contribuintes do imposto de renda. “Além disso, colaboramos na capacitação de gestores de entidades do terceiro setor, junto com a Rede IVG, em palestras sobre recursos humanos, legislações trabalhista e tributária, demonstrações contábeis e controles internos”, explica a diretora operacional da RG, Meire Bortoli. 
 
“As participações do Nilson Göedert e da RG Contadores têm sido de extrema importância às atividades do instituto, não apenas pela competência técnica nas áreas contábil, fiscal e tributária, mas especialmente pelo trabalho voluntário, sempre de forma gratuita, generosa e revestida de muita solidariedade”, declara o diretor presidente do Instituto Padre Vilson Groh, Leo Mauro Xavier Filho. 

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa