Fechar
Acesso restrito


Notícias

29/10/2018 - Dicionário de Contabilês: BALANÇO



Há dois tipos de demonstrações que são extremamente importantes para empresários e analistas do mercado: o balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício (DRE).
 
O primeiro informa como está o patrimônio de uma organização em uma determinada data, com base no resultado acumulado de suas atividades. É como se fosse uma fotografia de um momento da empresa, na qual aparecem seus ativos, passivos e a diferença entre eles, que resulta no patrimônio líquido – explicamos o que são esses três termos em um outro verbete do Dicionário de Contabilês, que você pode acessar clicando aqui.
 
Já a DRE, anteriormente conhecida como "balanço de resultados", mostra se a empresa teve lucro ou prejuízo no período analisado. Ela é elaborada conjuntamente com o balanço patrimonial e também serve para determinar o patrimônio líquido da empresa.
 
Periodicidade
 
Segundo a legislação, todas as pessoas jurídicas, públicas ou privadas, devem apurar o balanço patrimonial e a DRE ao menos uma vez por ano. Existem também outras demonstrações contábeis obrigatórias, extraídas desses dois demonstrativos, que servem para análise detalhada do patrimônio.
 
Há outros tipos de balanços além dos anuais, chamados "intermediários", que podem ser realizados mensal, trimestral ou semestralmente, dependendo das especificidades de cada empresa.
 
Quando há a dissolução da empresa, a saída de algum de seus sócios ou a necessidade de pagar cotas a herdeiros de sócios falecidos, é realizado o balanço de determinação, que apura quais são os haveres (bens) devidos de acordo com valores históricos fornecidos pela escrituração contábil.
 
Por que balanços são fundamentais? 
 
Além da obrigatoriedade legal, os balanços são importantes para qualquer tipo de empresa por mostrarem, de maneira sistêmica, a situação financeira na data e/ou período a que se refere. Essa análise possibilita que os resultados negativos e positivos sejam identificados e segmentados para adoção de estratégias que corrijam as deficiências e ampliem os resultados. Em muitos casos, é um planejamento que pode salvar um negócio da falência.
 
Por isso, todo empresário deveria tentar compreender a estrutura e o significado do balanço patrimonial. Esse aperfeiçoamento, porém, não dispensa a assessoria de um contador experiente, que ajudará o gestor a tomar decisões mais acertadas ao esmiuçar os detalhes desse tipo de demonstração.
 
Colaboraram para a elaboração deste verbete o diretor da Marpe Contabilidade (GBrasil – Fortaleza – CE), Pedro Coelho; o diretor da Toigo Contadores Associados (GBrasil | Caxias do Sul – RS), Renato Toigo; e o integrante da equipe fisco-contábil da Eaco Consultoria e Contabilidade (GBrasil – Curitiba – PR), Willian Kuffel.

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa