Fechar
Acesso restrito


Notícias

12/11/2018 - Dicionário de Contabilês: ATIVO



Ativos são os bens e direitos que pertencem a uma entidade, ou seja, a uma pessoa jurídica pública ou privada, e que sejam avaliáveis em moeda corrente.
 
Há dois tipos de bens: os corpóreos e os incorpóreos. Pertence ao primeiro grupo tudo aquilo que tem forma física e é palpável, como dinheiro em espécie, mobiliário, máquinas, imóveis, mercadorias e matéria-prima. Do segundo, fazem parte propriedades intangíveis, como marcas, patentes e fundos de comércio. 
 
Já os direitos são os valores a serem recebidos pela entidade, aplicações financeiras, contas a receber decorrentes de vendas a prazo, adiantamentos a empregados, entre outros.
 
No balanço patrimonial, os ativos correspondem à parte positiva do patrimônio das entidades. Clique aqui e veja o verbete que fala sobre o tema.
 
Cuidados na gestão dos ativos
 
Corpóreos ou incorpóreos, os ativos precisam ser protegidos e controlados com atenção. 
 
Os ativos financeiros devem ser aplicados, para que seus rendimentos evitem a desvalorização pela inflação. As contas a receber também precisam ser administradas da maneira correta, para que a empresa não fique em situação de inadimplência.
 
Já ativos corpóreos, como máquinas e imóveis, devem ter manutenção constante para administrar sua depreciação pelo uso e a consequente obsolescência.
 
Também é preciso prestar atenção à liquidez dos bens tangíveis, ou seja, à facilidade com que podem ser vendidos e transformados em dinheiro. Se um varejista, por exemplo, mantém um estoque de mercadorias muito acima do necessário, elas podem ficar encalhadas. Em um casos como esse, o empresário teria de recorrer a recursos de terceiros para equilibrar seu fluxo de caixa, pondo a saúde do seu negócio em risco.
 
*Com a colaboração do diretor da Marpe Contabilidade (GBrasil | Fortaleza – CE), Pedro Coelho.

Newsletter

Rua Clodomiro Amazonas, 1435
São Paulo - SP - 04537-012
e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br
Tel: (11) 3814-8436
veja o mapa