GBrasil

Informações confiáveis e rápidas mantêm clientes fieis à J. Mainhardt & Associados4min tempo de leitura

Conheça o associado GBrasil em Santa Catarina

Autor:

Há mais de 15 anos, a J. Mainhardt & Associados virou uma página importante da história dela em Santa Catarina e em mais sete estados da federação onde estão os 365 clientes da empresa. Atenta ao movimento de informatização dos órgãos de arrecadação e fiscalização no País, traçou um novo modelo de atendimento contábil, com ênfase na geração de informações contábeis para análise de resultados. Afinal, garantir o correto cumprimento das exigências fiscais não caracterizava um diferencial competitivo.

Apesar do complexo sistema tributário, essa tarefa era considerada um “mal necessário” e uma obrigação do contador. Era preciso coragem, muito investimento em tecnologia e conhecimento para perceber que o outsourcing contábil, em mais de 99% do que era oferecido pelo mercado, não atenderia empresas de maior porte, sobretudo as industriais e comerciais voltadas ao B2B.

Com o apoio da coligada MSC – Mainhardt Sistemas Corporativos, a organização passou a desenvolver trabalhos de mapeamento das rotinas e processos de negócio do cliente, visando à perfeita integração dos dados entre as áreas das empresas que resultaria em maior rapidez, eficiência, segurança e qualidade na apresentação dos relatórios contábeis. Agregar valor ao cliente era um dos principais objetivos dessa mudança que estava intimamente ligada à nova “engenharia contábil”.

A missão era – e ainda é – gerar informações confiáveis e rápidas para que o cliente tome decisões corretas e em tempo hábil para a evolução e maior lucratividade do negócio. “Hoje, entregamos balancetes mensais entre o segundo e o quinto dia útil; esses, cada vez mais completos, com rateios por centro de custos, margens de contribuição, rentabilidade, EBITDA, inversões gerenciais, entre outras análises”, exemplifica o diretor-comercial Carlos Mainhardt.

Ele destaca que o empresário reconhece o valor desses indicadores e os classifica como imprescindíveis. “Perseguimos a simplicidade dos processos e a qualidade das informações; estamos nos adaptando constantemente às mudanças e tendências do mercado. Ou as empresas se adaptam ou sucumbem às exigências do mercado”, afirma.

Entre os desafios nesse novo cenário está o acompanhamento da implantação de sistemas ERP para uma parametrização segura dos lançamentos contábeis no ambiente tecnológico do cliente. “Tratamos a informação na origem do lançamento. Não existe geração confiável de informação sem a validação e o filtro da equipe contábil”, resume Carlos.

Esse diferencial tem permitido à J. Mainhardt vender serviços pontuais de consultoria em que se pretende obter uma implantação/migração segura de ERP. Além disso, estabelecer contratos BPO (Business Process Outsourcing), nos quais as rotinas contábil, fiscal e de administração de pessoal são acompanhadas pelos profissionais da empresa na sede do cliente. “Trabalhamos cada vez mais com foco na validação e menos no input, eliminando todo e qualquer tipo de retrabalho”, afirma.

A participação no GBrasil nesse processo de evolução, segundo o sócio-diretor Giovani Mainhardt, é substancial, uma vez que é um grupo que se autoanalisa e cobra um alto padrão de qualidade das associadas. “Acreditamos nesse modelo, pois ele é fundamental para a atualização e para o crescimento de todas as associadas”, conclui.

box__materia-site_perfilmainhardt_novoformato

 

Confira também

Receita Saúde: emissão de recibo digital para médicos e profissionais da saúde

Como emitir o recibo médico no Receita Saúde? Descubra nessa página e tire outras dúvidas.

Crédito de PIS e COFINS sobre publicidade para e-commerces: o caso Netshoes e as implicações para o setor

Entenda como a decisão do CARF sobre o crédito de PIS e COFINS para publicidade pode impactar e-commerces

Em 2025, associados GBrasil irão atuar em sindicatos contábeis de 10 estados e na Fenacon

Empresários do Grupo possuem cargos nos respectivos Sescon/Sescap e na Federação Nacional