“Neste momento de crise, profissionais da Contabilidade realizam papel substancial”
O Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade (GBrasil) manifesta repúdio à situação ocorrida com um dos nossos associados, no Piauí, na última quinta-feira (16/04). Da mesma forma que é necessário e importante que a sociedade se mobilize com medidas para preservar a saúde coletiva em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), trabalhos fundamentais têm sido realizados em diferentes setores, para assegurar a oferta de serviços relevantes, como é o caso da área de Contabilidade.
Neste momento de grave crise, os profissionais da Contabilidade realizam um papel substancial, com participação ativa na garantia do equilíbrio da saúde empresarial, por meio de assessoria e orientação. Trabalho que inclui know-how e acompanhamento de todos os Atos e Normas Legais, com origem em diferentes esferas de poder, e que evita o agravamento da instabilidade social e econômica.
Não podemos esquecer ou minimizar a frágil situação em que se encontram as micro, pequenas e médias empresas, uma instabilidade que atinge proporções inéditas e que pode gerar um desemprego para além do qual já era registrado no país, com efeitos a curto prazo também às grandes empresas. E, se a Economia esmorece, fatalmente o desemprego aumenta, os negócios quebram e o governo, por sua vez, deixa de arrecadar, o que torna sem sustentação toda e qualquer medida que, porventura, precise ser adotada.