Business Intelligence e estudo constante sobre legislação e gestão são diferenciais
A área de Departamento Pessoal está bem diferente do que costumava ser tempos atrás. Da responsabilidade de apenas lidar com as folhas de pagamento, hoje o setor atua com um papel estratégico, com produção de diferentes indicadores por Business Intelligence (B.I.) e acompanhamento da legislação trabalhista e pesquisa sobre gestão de pessoas, podendo estender a atuação conforme a necessidade dos diferentes tipos de empresa. Pode ajudar o empresário a garantir desde a isonomia salarial até a avaliação da necessidade de treinamentos, explica Elizangela de Paula Kuhn, Diretora Executiva da De Paula Contadores [GBrasil | Foz do Iguaçu – PR], que, como outras associadas do grupo, oferece este tipo de serviço para empresas de diferentes áreas e tamanhos.
“O setor hoje é extremamente estratégico nas organizações contábeis e há muito tempo está muito longe de só executar a folha de pagamento. O setor de Departamento Pessoal se tornou fundamental no auxílio e na gestão da área de Recursos Humanos dentro das empresas e pode estender a atuação das atividades o quanto mais o cliente tiver interesse, por exemplo, nos controles de prazos, na ajuda na tomada de decisões. Neste período de pandemia, especialmente, o setor foi fundamental”, conta Elizangela de Paula Kuhn.
Gestão de Pessoas
Na área de gestão de pessoas, o serviço de Departamento Pessoal pode sugerir ações para, por exemplo, intervir em casos de alta rotatividade de funcionários, situação que gera um custo muito grande aos empresários. Entre as ações, o auxílio na elaboração de manuais de conduta, regimentos internos e a integração de novos funcionários. “Se a contratação for bem feita e o funcionário tiver informações sobre o que se espera dele enquanto empregado, a partir de um regimento interno, isso vai facilitar muito a adaptação e a permanência dele na empresa.”
De acordo com Elizangela, há situações comportamentais que a equipe de D.P., se estiver bem capacitada na área de gestão de pessoas, pode atuar, ajudando o empresário a tomar as melhores decisões para evitar conflitos futuros. Em micro e pequenas empresas, inclusive, trata-se de um auxílio-chave para que não haja ruídos de comunicação. “Às vezes, é preciso dizer o óbvio: o que o empregador está contratando e o que ele espera do funcionário, detalhando remuneração, por exemplo. Pequenos esclarecimentos tiram grandes aborrecimentos do empresário.”
Outro compromisso do serviço de Departamento Pessoal é com o estudo constante da legislação trabalhista e de questões burocráticas de tributação e cálculo, interpretando as leis e convenções coletivas para sugerir acordos coletivos e outras demandas específicas.
Tecnologia na produção de informação
Elizangela enxerga um “avanço enorme” na área de tecnologia do Departamento Pessoal, que passa a contar cada vez mais com o apoio de diferentes ferramentas para integrar informações e facilitar processos. O empresário pode agora economizar tempo com transferências bancárias e ter acesso remoto ao maior número de informação e relatórios, a qualquer tempo, sobre qualquer área.
“Indicadores B.I.s podem demonstrar os gastos efetivos com folha de pagamento, mostrar uma comparação de salários e assim por diante. O grande avanço que o Departamento Pessoal deu foi na área de tecnologia, além da área de gestão de pessoas e da área trabalhista”, destaca. “Em empresas maiores, nossa tarefa é levar o máximo de informação possível, facilitar o acesso às informações, implantar novas ferramentas de análise, provocar desde treinamentos necessários, análise em relação a algum custo distorcido, trazer problemas como isonomia salarial e garantir pelo menos uma auditoria anual.”
As empresas do GBrasil têm capacidade para gerir folhas de mais de mil empregados, com know-how e isenção, assumindo o risco por algum cálculo de imposto ou procedimento equivocado. “Isso dá segurança ao empresário. A rede GBrasil está totalmente preparada para oferecer serviços de Departamento Pessoal, com bastante expertise”, ressalta Elizangela.
Confira os serviços de Departamento Pessoal oferecidos pelo GBrasil:
-
FOLHA DE SALÁRIOS
Elaboração da folha de salários dos funcionários (mensal ou quinzenal) e respectivos holerites.
-
CÁLCULO DE FÉRIAS E DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO
Cálculo de décimo terceiro salário e férias e demais rotinas relacionadas, como adiantamento do décimo terceiro e aviso de férias.
-
CÁLCULO DO IRRF
Cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte relativo à folha de salários e aos serviços prestados por terceiros.
-
CÁLCULO DE ENCARGOS SOCIAIS
Cálculo mensal dos encargos sociais da Previdência Social (INSS) e contribuição para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
-
ANÁLISE DO CONTROLE DE PONTO
Análise do controle de ponto, gestão do pagamento de horas extras e descontos em caso de faltas.
-
GESTÃO DE BENEFÍCIOS
Aquisição e controle de benefícios dos funcionários, como vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde, entre outros.
-
CONTRATAÇÃO E DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS
Registro de profissionais contratados, brasileiros ou estrangeiros e rescisão de contratos de trabalho, que inclui cálculos das verbas rescisórias, serviços relacionados ao seguro-desemprego e à homologação no sindicato da categoria e demais obrigações.
-
OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS MENSAIS E ANUAIS
Elaboração de obrigações acessórias mensais, tais como Caged e Gefip, e anuais, como informes de rendimentos, Rais, Dirf e demais obrigações acessórias.