Sistema do BC entra em vigor em novembro, mas cadastros já podem ser realizados via aplicativos de bancos participantes
O Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central, tem início previsto para 16 de novembro, mas já é possível cadastrar chaves de segurança nas mais de 600 instituições financeiras participantes. A partir dele, transações poderão ser efetuadas em segundos, utilizando apenas uma chave Pix ou um QR Code, 24 horas por dia e 7 dias por semana, mesmo em feriados, no próprio aplicativo bancário que o usuário já possui.
Mas, afinal, como o PIX afeta as empresas?
Mais prático, rápido e barato do que transferências DOC e TED ou mesmo maquininhas de cartão, o Pix é gratuito para pessoa física ou MEI e tem custo mais baixo para outros públicos. Grandes mudanças são esperadas nas relações operacionais business to consumer (B2C) e entre empresas (B2B), com maior agilidade em negociações e entregas a clientes, parceiros e fornecedores, pessoas físicas ou jurídicas.
O recolhimento de taxas e impostos também ganhará espaço no sistema, facilitando ainda mais a atuação de dirigentes e proprietários ao facilitar a quitação de seus tributos. A praticidade permitida pelo Pix, no entanto, não libera o empresário de atuar com responsabilidade na gestão de contas a pagar e receber, atividade que requer respeito a prazos, fixos e móveis, e conciliação de saldos e débitos em curto espaço de tempo.
O serviço de BPO Financeiro, no qual se terceiriza o departamento de finanças, une a expertise de profissionais da área contábil com a redução de custos com pessoal, além de facilitar processos de troca ou atualização de funcionários. Junto com os benefícios do Pix, o serviço pode fortalecer o negócio ao fornecer uma base sólida para a execução mais rentável da atividade-fim da empresa.
Assessoramento contábil e BPO Financeiro você encontra nas associadas GBrasil. Conheça nossos serviços e entre em contato por aqui.