GBrasil

Planejamento tributário é instrumento para equilibrar carga de impostos das empresas2min tempo de leitura

Ferramenta avalia o desempenho do negócio e a projeção de crescimento para o ano seguinte

Autor: Pedro Duarte

Com um sistema tributário complexo, é comum ouvir empresários brasileiros se queixando por “pagar impostos demais”. O que muitos empreendedores ainda não sabem é que existe um recurso legal para reduzir a carga de impostos das empresas: o planejamento tributário. Com ele, é possível escolher o regime de tributação mais adequado para cada empresa, levando em conta os resultados obtidos nos últimos 12 meses e a projeção de faturamento do ano seguinte.

Realizado por contadores especializados, o planejamento tributário proporciona a manutenção de um equilíbrio entre as receitas do empreendimento e a carga tributária, buscando sempre as condições mais vantajosas para a operação da empresa. Durante o planejamento, é feita a escolha do regime tributário, que implica também na definição de um teto anual de faturamento. Se ultrapassado esse limite no decorrer do ano, a organização é desenquadrada do regime e fica obrigada a recolher os valores de forma retroativa e, simultaneamente, a se adequar a nova tributação sem planejamento prévio.

Além disso, o empresário pode obter ainda mais lucratividade se, com o planejamento tributário, identificar benefícios ou incentivos fiscais para os produtos que a organização comercializa, o ramo em que atua ou ainda a região onde está localizada. As formas de repassar os lucros e até mesmo a de precificar os produtos, por exemplo, podem ser revistas pela empresa com apoio do planejamento tributário, visando a menor incidência de impostos.

Com o começo de um novo ano, a maioria das empresas inicia a uma nova estratégia de negócios e, para isso, precisa ter à mão o planejamento tributário. A adesão ao regime do Simples Nacional, por exemplo, deve ser feita logo no começo do ano, no mês de janeiro. Dessa forma, o planejamento tributário deve ser realizado com rapidez por empresas de todos os ramos e portes. Verifique a empresa associada ao GBrasil mais próxima de você e saiba como ter condições fiscais mais vantajosas para o seu empreendimento.

Confira também

Receita Saúde: emissão de recibo digital para médicos e profissionais da saúde

Como emitir o recibo médico no Receita Saúde? Descubra nessa página e tire outras dúvidas.

Crédito de PIS e COFINS sobre publicidade para e-commerces: o caso Netshoes e as implicações para o setor

Entenda como a decisão do CARF sobre o crédito de PIS e COFINS para publicidade pode impactar e-commerces

Em 2025, associados GBrasil irão atuar em sindicatos contábeis de 10 estados e na Fenacon

Empresários do Grupo possuem cargos nos respectivos Sescon/Sescap e na Federação Nacional