Informar dados de forma incorreta pode trazer futuros problemas fiscais ao contribuinte
Declarar os imóveis adquiridos por financiamento no Imposto de Renda pode parecer fácil, mas existem detalhes que na maioria das vezes não são do conhecimento do contribuinte. Flávio Azevedo, Diretor Geral da OPCON – Opção Contábil (GBrasil | Palmas – TO), é especialista em IR e explica um pouco sobre como declarar o valor de um imóvel nessa situação.
“Em bens e direitos, informamos o valor pago pelo imóvel no ato da compra, somando com as prestações pagas no decorrer dos anos, incluindo juros. E sempre vai repetir esse processo ano a ano”, orienta.
Em outras palavras, o contribuinte vai somar a entrada com as parcelas do imóvel pagas a cada ano, atualizando o valor do bem.“Essa norma, prevista na legislação, é uma maneira de evitar que o contribuinte tenha um imposto sobre o ganho de capital muito alto caso venha a vender o imóvel”, justifica Azevedo.
Leia também: O que mudou sobre a isenção do Imposto de Renda na venda de imóveis em 2022?
Declarar imóveis financiados de maneira incorreta pode fazer com que o contribuinte seja prejudicado futuramente na venda do imóvel com uma alta tributação – que pode chegar a até 22,5% sobre o ganho de capital –, o que pode inviabilizar a negociação.
Em qual região do país você mora?
O GBrasil possui associados nas cinco regiões do Brasil, conheça aqueles que estão mais próximos de você e entre em contato agora mesmo para contratar os serviços contábeis de profissionais especializados para ajudar na sua declaração. Conheça nossas empresas.