Companhia se torna segunda maior emissora de certificados digitais do País após adquirir unidade de negócios da norte-americana DocuSign no Brasil
A Soluti, empresa de Goiânia que oferece segurança em certificação digital para pessoas físicas, jurídicas e servidores web, ganhou projeção nacional neste ano após adquirir as operações de certificação digital da norte-americana DocuSign no Brasil.
O País é um dos que mais utilizam certificados digitais em diversos setores econômicos, de acordo com a Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD). Um estudo da entidade aponta que 71% das empresas que contribuem para a formação do PIB brasileiro possuem certificação, e R$ 6,6 trilhões são transacionados por ano no País com o uso de certificados digitais. Os principais players desse mercado são ACBr, Boa Vista, Certisign, Safeweb, Serasa, Soluti e Valid.
Com a aquisição da unidade de negócios da DocuSign no Brasil, a Soluti se tornou a segunda maior emissora de certificados digitais no País (atrás apenas da Certisign), com 13,96% de participação de mercado, e adicionou 11 novas lojas próprias e 86 colaboradores à equipe. “Hoje, a Soluti está presente em todos os estados brasileiros. São 2.498 pontos de atendimento espalhados por 1.168 municípios”, afirma a diretora de Marketing da empresa, Selva Tassara.
“Em média, 65% dos clientes da Soluti são pessoas jurídicas, 34% são pessoas físicas e 1% diz respeito a certificados de equipamento e SSL (Secure Socket Layer – ferramenta de encriptação de páginas antes de serem transmitidas pela internet que autentifica as partes envolvidas)”, aponta Selva Tassara.
O caso é um bom exemplo de expansão de uma pequena empresa em tempos de crise. Fundada em 2008 por uma família goiana, composta por cinco pessoas que vislumbraram a oportunidade de ingressar em um mercado pouco conhecido e com grande potencial de expansão, a Soluti começou como revendedora de mídias para certificados digitais e prestadora de serviços de consultoria em certificação digital.
Desde então, a empresa priorizou disciplina e planejamento e trilhou um caminho de conquistas até adquirir a unidade de negócios da DocuSign neste ano, em um cenário brasileiro de incerteza política e econômica. “Foram vários encontros e extensas negociações. Durante meses, nos dedicamos e preparamos todo o grupo para receber a nova estrutura, os novos processos, e os novos colaboradores. Todo o time de profissionais que pertencia à vertente de certificação digital da DocuSign agora é da Soluti. Isso contribuiu ainda mais para o sucesso atual da nossa empresa”, enfatiza a diretora de Marketing.
Para ela, a gestão da Soluti sempre foi muito visionária. “Investiu-se muito em capital humano e tecnologia para o crescimento especializado na área de atuação. Com o passar do tempo, houve o aumento do profissionalismo e do comprometimento com a marca, o foco na inovação e, principalmente, na missão da nossa empresa: simplificar os negócios dos nossos clientes para que eles possam curtir mais a vida. Com as nossas soluções e produtos, queremos contribuir para um mundo melhor”, destaca.
Uma das orientações dela para os empresários expandirem seus negócios mesmo em tempos de crise é investir em pessoas. “É fundamental incentivar a união dos colaboradores, despertar a visão de crescimento, manter a equipe de planejamento estratégico sempre alinhada com a equipe de execução e arriscar no que se acredita ser o melhor caminho para os negócios”, ressalta.
Contac Contabilidade
Desde setembro de 2012, a Soluti é cliente da Contac Contabilidade, associada do GBrasil em Goiânia e maior organização contábil de Goiás. “Os serviços prestados à Soluti são outsourcing contábil, fiscal, pessoal e paralegal, além de consultoria tributária. Inclusive, a Contac realizou consultoria na questão tributária do processo de negociação na compra da unidade de negócios da DocuSign. A Soluti valoriza muito a participação ativa do contador na gestão da empresa uma vez que as informações contábeis e tributárias servem para nortear a tomada de decisões. Diante desse contexto, temos reuniões permanentes com a administração da empresa”, explica Anderson Pedrosa, diretor-executivo da Contac.