Empresa cinquentenária acaba de abrir sua segunda unidade em Foz do Iguaçu
Quando começou sua carreira como fotógrafo em Santo Antônio da Patrulha (RS), Antônio Derseu Cândido de Paula ainda não tinha ideia de que construiria uma empresa de sucesso como a De Paula Contadores (GBrasil | Foz do Iguaçu – PR). A empresa cinquentenária acaba de abrir o segundo escritório na cidade e ostenta um crescimento de 10 a 15% ao ano.
Foi o desejo por independência, hierárquica e financeira, que levou Derseu de Paula às Ciências Contábeis. Formado em 1969, exerceu a profissão por um tempo como técnico em contabilidade e concluiu a graduação em Ciências Contábeis 1988. Hoje, acumula duas pós-graduações na área contábil, também se graduou em Direito pela UFSC e atuou como advogado na área tributária.
Nascido em Iraí (RS), em 1946, o filho do meio em uma família de nove irmãos lançou-se no empreendedorismo contábil em 1970, no distrito de Itacorá. Lá nasceu o Escritório Contábil Paula (ESCOPA), embrião da atual De Paula Contadores. “Até então, os empresários locais tinham que recorrer aos escritórios de outras cidades para resolver seus problemas de contabilidade. Isso fazia com que eles tivessem que despender muito tempo e dinheiro. Comigo ali, as coisas ficavam mais simples”, relembra De Paula.
Mas quem vê o sucesso de hoje não imagina que em 1970 a empresa possuía apenas dez clientes em Foz do Iguaçu.
De ESCOPA para De Paula Contadores
Com a construção da Hidrelétrica de Itaipu, todo o distrito de Itacorá viria a ser alagado para a construção do reservatório da usina. O que poderia significar uma grande perda, foi visto como oportunidade. Antes da desapropriação, De Paula levou a ESCOPA para Foz do Iguaçu. “Esse recomeço foi difícil. Tinha apenas dez clientes na cidade”, conta. No entanto, os altos investimentos em tecnologia destacaram a empresa em toda a região.
Em 1973, o negócio já contava com uma máquina de contabilidade importada, uma Audit 1503. À época, essa tecnologia era usada apenas em grandes organizações, como por exemplo o Banco do Brasil. Esse elevado grau de tecnologia somado à expertise em gestão atraiu as empresas envolvidas na construção da hidrelétrica para o escritório, que começou a expandir.
Dois anos mais tarde, a sede da ESCOPA foi transferida para o centro da cidade, endereço no qual permanece até hoje. E no início da década de 1990, o escritório passou a se chamar De Paula Contadores, como é conhecido atualmente.
Já a nova estrutura, recém-inaugurada, recebeu investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões. O local abriga as equipes fisco-contábil e de desenvolvimento em tecnologia, setores estratégicos para a organização, em um ambiente moderno de 450 metros quadrados com espaço para salas de atendimento e reunião. Juntos, os dois escritórios da empresa somam 115 colaboradores e cerca de 700 clientes.
Um grande profissional
Além de empreendedor, De Paula também tem um histórico de atuação junto à comunidade. Fundou e presidiu a Associação dos Contabilistas do Extremo Oeste do Paraná (ACEOP), participou ativamente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Paraná (Sescap-PR), foi delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR) e assumiu diversos cargos na Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI). Também foi fundador e presidente da sociedade que fundou a Uniamérica na cidade e, em 2020, recebeu o título de cidadão honorário de Foz do Iguaçu.
Em 2013, Derseu de Paula tomou posse como membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), entidade composta pelos mais renomados profissionais da classe contábil paranaense. Na agremiação, De Paula é descrito como “um homem à frente do seu tempo. Idealista, corajoso, independente, cidadão patriota, perseverante, inovador e visionário”.
Construindo um futuro
Atualmente, a empresa fundada por Derseu de Paula conta com três gerações da família em seu quadro. “A atuação profissional, com zelo e desprendimento, a atuação na comunidade e o respeito e o reconhecimento recebidos de clientes, autoridades e amigos também são fatores importantes que contribuíram para participação dos filhos e netos na De Paula. Espero que a empresa continue crescendo e que cada vez mais se torne uma referência no setor de contabilidade no Brasil”, acredita.