Notícias

Informações especiais para a sua empresa

13/11/2020

Contabilidade no agronegócio é recurso para expandir mercados e aumentar lucratividade

Setor registra bons resultados mesmo em meio a pandemia e apoio especializado fortalece bases de atuação

Pedro Duarte

A evolução do agronegócio possibilita que, cada vez mais, o segmento tenha destaque na economia do País. Como um dos poucos setores que não foi afetado pela crise, o agronegócio se encontra em posição privilegiada, com alta demanda no mercado externo e produção interna equivalente. Neste cenário, o apoio contábil e tributário aos produtores rurais é imprescindível.

Da propriedade ao produto final, é exigido que o empresário rural quite um série de impostos, seja como pessoa física — e, neste caso, soma-se o Imposto de Renda — ou como empresa rural, passível de contribuições fiscais como PIS, Cofins e CSLL. Mais que manter os impostos em dia, a assessoria contábil possibilita uma melhor gestão das finanças e, com a consultoria tributária, a conquista de novos mercados. Processos de transmissão de propriedades também ganham mais seguridade com o apoio contábil.

A escrituração do livro-caixa, os balanços e relatórios contábeis ajudam o produtor rural a determinar receitas principais, auferir e segmentar os custos, viabilizar um “raio-x” da empresa e aumentar sua rentabilidade. Uma análise aprofundada pode acarretar, por exemplo, a redução do Imposto Territorial Rural, ao constatar áreas de floresta nativa na propriedade, hipótese que se verificada pelo órgão competente permite descontos no valor do tributo.

Além desses pontos, é necessário estar atento também a questões trabalhistas e previdenciárias, pois zelar pelo quadro de funcionários influi na saúde financeira de qualquer empresa. Garantir a lucratividade no agronegócio fica mais simples se o proprietário conhece e confia nos procedimentos contábeis, tributários e trabalhistas que têm à disposição.

faixas_servicos_faixa_1

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL