Notícias

Informações especiais para a sua empresa

10/11/2021

Consultoria GBrasil

Contratação de MEIs pode exigir recolhimento de Contribuição Previdenciária Patronal

Microempreendedores que prestam serviços de alvenaria, hidráulica e elétrica possuem legislação específica

Pedro Duarte

Ao contratar um profissional optante pelo regime de Microempreendedor Individual (MEI), grande parte das empresas busca evitar os impostos decorrentes de uma relação trabalhista. No entanto, as organizações precisam estar atentas às previsões legais que exigem Contribuição Previdenciária Patronal (CPP) na contratação de MEI prestador de serviços de hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos.

Como prevê a Lei Complementar 123/2006, as empresas que contratam MEIs para a prestação desses tipos de serviços são obrigadas a realizar o recolhimento da CPP no valor de 20% sobre o total da nota fiscal. Além disso, o contratante deve realizar as obrigações acessórias decorrentes da contratação de contribuinte individual, como emitir a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP).

Previdência Social

É importante ainda entender como ocorre a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referente ao prestador de serviços MEI. Os Microempreendedores individuais já recolhem de forma autônoma para a Previdência Social, portanto, os contratantes não são obrigados a fazer o pagamento desse tributo. Recolher de forma indevida ao INSS pode encarecer desnecessariamente a contratação do prestador em 11% do salário mínimo, alíquota destinada aos profissionais que contribuem de forma individual.

Outro ponto que deve ser analisado na contratação de MEIs é a natureza unicamente empresarial do prestador de serviços. A empresa não pode manter elementos que configurem vínculo empregatício com o microempreendedor, tanto na execução do serviço quanto nos documentos formais. Como, por exemplo, possuir jornada de trabalho fixa, subordinação hierárquica ou direito a férias remuneradas, décimo terceiro salário ou regime de FGTS.

O apoio de uma assessoria contábil permite realizar as contratações de forma rápida e simples, com orientações técnicas e práticas para o cumprimento da legislação. Conheça a empresa associada ao GBrasil mais próxima de você e informe-se sobre os caminhos possíveis para facilitar a contratação de MEIs prestadores de todos os tipos de serviços.

faixas_servicos_faixa_1

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL