Notícias

Informações especiais para a sua empresa

05/03/2021

Imposto de Renda 2021

DIRPF: Saiba prazos, novidades e estimativas do “Leão”

Período de envio das declarações já está aberto aos contribuintes

Pedro Duarte

Muitos contribuintes já se preparam para declarar seus rendimentos no Imposto de Renda 2021. Para reduzir as chances de erro ou atraso no envio da DIRPF, preparamos este guia exclusivo, para orientar nossos clientes pessoa física. Confira!

Prazos do Imposto de Renda

Com início em 1º de março, a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física terá como data limite de envio o dia 31 de maio, devido ao adiamento promovido pela Receita Federal por meio da Instrução Normativa 2.020/2021.

Cronograma de restituições

Mantendo o calendário de 2020, haverá 5 lotes de restituição aos contribuintes. O primeiro será distribuído já no final de maio. Veja o calendário completo abaixo:

  • lote 1 - 31 de maio
  • lote 2 - 30 de junho
  • lote 3 - 30 de julho
  • lote 4 - 31 de agosto
  • lote 5 - 30 de setembro

Novidades do Imposto de Renda 2021

Embora a tabela progressiva do IR siga sem correção desde 2015, a Receita Federal traz novidades à Declaração anualmente, na tentativa de torná-la mais simples e intuitiva. A mudança mais significativa deste ano, no entanto, não é técnica. Beneficiários do Auxílio Emergencial devem declarar o Imposto de Renda caso tenham registrado rendimentos tributáveis acima de R$ 22,847,76 no ano passado. O valor do benefício — que não deve ser incluído no cálculo desse limite — pode ser cobrado dos declarantes e dependentes.

Dados e estimativas do “Leão”

A Receita Federal calcula que cerca de 3 milhões de pessoas terão que devolver o auxílio. No total, a estimativa de arrecadação do Fisco com a DIRPF é superior a R$ 19,6 bilhões.

Para assegurar a integridade dos dados apresentados no seu Imposto de Renda e garantir todas as possibilidades legais de restituição e descontos, conte com o GBrasil e suas empresas associadas. São 25 anos reunindo grandes experts em contabilidade, com mais de 3.000 profissionais qualificados em todo o Brasil, disponíveis para atender você.

faixas_servicos_faixa_6

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL