Notícias

Informações especiais para a sua empresa

07/07/2020

Acontece no GBrasil

GBrasil aposta em inovação, tecnologia e gestão do conhecimento com jovens empresários na presidência e diretoria

Geração de filhos dos fundadores das empresas associadas chega ao comando do grupo empresarial

Pedro Duarte

Mais que uma nova Diretoria, o GBrasil ganhou na última eleição um time de Diretores mais jovens. Desde 1996, o grupo de empresários formado sob a liderança do saudoso Ivan Carlos Gatti estruturava-se com a grande bagagem dos fundadores e membros mais experientes da aliança, hoje abre espaço para uma segunda geração de profissionais, ainda mais voltados para a inovação tecnológica e à evolução de processos que aproximem o cliente do serviço contábil. Representando a segunda geração de sua família a compor o GBrasil, o Presidente Anderson Pedrosa, assim como os Diretores Maurício Gatti e Elizangela de Paula Kuhn, são exemplo de que a iniciativa de colaboração entre as empresas vai além das relações comerciais e corre nas veias dos associados.

Sócia da Organização Silveira de Contabilidade (GBrasil | BA), Tânia Azevedo é professora da Universidade Estadual de Feira de Santana e conta que conheceu o GBrasil ainda durante a sua graduação. À época, já foi possível distinguir o objetivo da rede em congregar práticas e informações entre empresários em todo território nacional. “Essa nova gestão que está se iniciando, nestes dois anos, tem estes desafios: inovar de forma consciente com as empresas associadas, não só com disrupção tecnológica, mas inovar com um acolhimento maior ao cliente, ele tem que estar próximo da gente. E o segundo é não perder a essência original do GBrasil que é a troca de conhecimento entre as empresas”, pontua Azevedo sobre a missão dos Diretores durante este mandato.

Para Manuel Domingues e Pinho, um dos fundadores, a equipe do corpo diretivo neste biênio tem a criatividade em seu DNA. Pinho acredita que, unidos, todos podem conduzir o desenvolvimento às 37 empresas da rede, tal qual ocorreu em meados dos anos 2000 com a evolução tecnológica promovida pelo grupo. O empresário ainda ressalta que as forças somadas entre os associados e a Diretoria é o que manteve o GBrasil como uma aliança forte e competitiva até o momento, e que isso persistirá nas mãos dos novos Diretores. “Uma associação que nem a nossa, ela se torna tão forte quanto a participação das pessoas que compõem esse grupo. Então se o GBrasil chegou aonde chegou, e se tornou essa grande rede de escritórios organizada e qualificada, é graças à participação dos associados”, acrescenta o fundador da Domingues e Pinho Contadores – DPC (GBrasil | RJ e SP).

bloco0100

Embora já seja uma organização conhecida e consolidada, os Diretores mais jovens trazem ao GBrasil um novo fôlego para fazer a diferença no mercado em um biênio de oportunidades que exponham a capacidade do GBrasil e suas empresas associadas. Ernandes Melo, Diretor da DHC Contabilidade (GBrasil | AM), acredita que a nova visão de negócios que advém com esta 2ª geração de empresários tornará o grupo ainda mais competitivo. “Eu enxergo um GBrasil mais ágil na tomada de decisões e com mais estratégia na captação de negócios”, diz Melo que ainda elogia a aliança por sua troca de ideias constante, melhorias na gestão e nos processos e pelo compartilhamento de experiências. Entre as expectativas do contador para Nova Diretoria está a busca por inovação nos processos, padronização de procedimentos do grupo e um atendimento dinâmico das propostas, algo elementar para os clientes que possuem projetos de expansão.

Para Tânia Azevedo um dos desafios dos jovens Diretores será uma expansão do serviço para fora das fronteiras nacionais, como aderir práticas alinhadas ao Pacto Global das Nações Unidas. “Hoje, esse Pacto Global é muito importante para divulgar empresas que pensam sustentavelmente e vão além da prática de doação a instituições carentes”, explica. “Eu acho que é uma oportunidade ímpar para o GBrasil expandir internacionalmente e ser visto por mais de 6.000 empresas e organizações no mundo que estão afiliadas a plataforma do Pacto da ONU”, acrescenta a gestora.

Maurício Prado, Diretor da Organização Contábil Prado (GBrasil | AC), conta que a nova composição terá sempre à disposição os membros das gestões anteriores como um conselho consultivo, unindo a expertise com o vigor dos mais jovens. “Com certeza a plantinha que os anteriores plantaram, germinou, cresceu e hoje é frondosa. É um processo de sucessão: passar para os mais novos para que venha sangue novo e que tenham condições de correr atrás”, afirma. O empresário do Acre acredita que as ações online serão fundamentais para reduzir as distâncias e consolidar a sinergia de um GBrasil mais capacitado e integrado, com fluidez de informações independente da região.

Os integrantes da aliança, egressos de capitais e cidades estratégicas distribuídas em território brasileiro, impactam atualmente mais de 11.000 clientes, 2.579 funcionários, seus respectivos territórios e pessoas próximas. Por trás da forte característica empresarial, as ações do GBrasil são desenvolvidas essencialmente por pessoas. "Fizemos uma renovação grande, é uma nova Diretoria com Diretores mais novos, isso faz parte de um processo de renovação do grupo que vem, logicamente, com novas ideias e tecnologias”, sintetiza o empresário carioca.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL