Notícias

Informações especiais para a sua empresa

26/08/2021

Acontece no GBrasil

GBrasil realiza curso interno de aperfeiçoamento sobre normas IFRS

Treinamento foi ministrado por Laudelino Jochem, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná

Pedro Duarte

Entre os dias 11 e 20 de agosto, as empresas associadas ao GBrasil participaram de um curso sobre normas internacionais de contabilidade ou International Financial Reporting Standards (IFRS) ― conjunto de regras criado pelo  International Accounting Standards Board (IASB) há mais de dez anos. A capacitação foi ministrada pelo professor Laudelino Jochem, sócio da A.I.C. Consultoria e Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR). O treinamento abordou a uniformização das informações de acordo as regras IFRS, um instrumento de integração entre relatórios contábeis e financeiros constituídos em diferentes países.

Como explica o professor, o treinamento foi voltado ao estudo de ações aplicáveis a empresas de grande porte. “As normas de IFRS possuem uma simplificação para empresas que não tenham prestação pública de contas e que auferem receita bruta até 300 milhões ou ativos totais até 240 milhões no ano anterior. Por outro lado, as empresas vedadas a aplicação da norma simplificada estão obrigadas a adoção do conjunto completo de normas aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade”, esclarece.

bloco_laudelinoPara Jochem, tais normas se baseiam essencialmente em princípios norteadores, o que exige do profissional contábil conhecimento aprofundado e atualização constante. Os detalhes de cada norma foram aprofundados junto aos integrantes do Grupo, que se encontram aptos a ampliar sua atuação com empresas internacionais e apoiar seus clientes na captação de investimentos fora do território nacional.

“O treinamento contemplou diversos temas complexos e de difícil interpretação no dia a dia da contabilidade, como a obrigatoriedade do reconhecimento do direito de uso de ativos locados no grupo do imobilizado, formalidades do laudo de avaliação para fins de depreciação, ajuste a valor presente, entre outros. Certamente, as empresas que inscreveram seus colaboradores, estarão atualizadas para realizar com toda qualidade esses serviços contábeis”, afirma Jochem.

Sobre o GBrasil

De norte a sul do país, o GBrasil ― Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade ― reúne 37 grandes empresas do ramo contábil, com especialidades complementares e inseridas em um intercambio técnico constante. Com cerca de 11 mil clientes e mais de 2,4 mil colaboradores, a Aliança atua nas principais capitais e cidades brasileiras com um portfólio de soluções empresariais diversificado. Além das atividades de capacitação e aprimoramento, a Rede promove diversas iniciativas internas e parcerias comerciais. Conheça o GBrasil!

faixas_servicos_faixa_1

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL