Notícias

Informações especiais para a sua empresa

31/08/2021

Varejo & Consumo

Indicadores financeiros e relatórios contábeis impulsionam e-commerce

Comerciantes buscam assessoria contábil para manter estratégia tributária de lojas virtuais

Pedro Duarte

O crescimento das compras online, especialmente devido à pandemia de Covid-19, tem levado empreendedores a abrir o seu próprio e-commerce ou expandirem a atuação de lojas físicas para os canais digitais. Contar com o apoio de uma assessoria contábil nesses negócios é um recurso indispensável para obter a regularização do estabelecimento, realizar um planejamento tributário estratégico e ter acesso a indicadores financeiros claros.

Veja abaixo como cada um dessas soluções pode impactar o seu negócio.

Formalização do estabelecimento

O primeiro passo a ser dado na hora de empreender com e-commerce é abrir um CNPJ. Com o cadastro, as figuras do empresário e da empresa são separadas para fins fiscais e cada uma tem sua própria tributação. O Imposto de Renda do proprietário será contabilizado de forma independente do imposto da empresa, assim o patrimônio do e-commerce não irá ser confundido com o de seu dono ou de seus sócios. Dessa forma, em muitos casos, a pessoa física consegue obter economia no imposto a ser pago.

Planejamento tributário

Ao optar por um regime de tributação, o empresário determina o teto de faturamento do seu e-commerce. Após a escolha, só será possível alterar o valor no ano seguinte. Por funcionar 24 horas por dia e obter alcance maior do que a loja física, o e-commerce pode aumentar o faturamento da empresa significantemente e, com isso, desenquadrá-la do regime escolhido anteriormente, obrigando o empresário a recolher os impostos de forma retroativa.

Por essa razão, construir um planejamento tributário estratégico junto a contadores especializados é algo tão importante para quem deseja ter um e-commerce. Os profissionais também avaliam possíveis benefícios fiscais e incentivos governamentais a setores específicos da economia.

Indicadores financeiros

O contador é conhecido como um profissional com capacidade para traduzir os números. Além de construir relatórios financeiros e tributários, o apoio de uma assessoria contábil assegura que os dados sejam compreensíveis e claros. A atuação consultiva do contador impulsiona o e-commerce, possibilitando que a empresa controle a rentabilidade desse canal e identifique gastos e ganhos originados online através de DREs, balancetes e indicadores específicos.

Contate as empresas associadas ao GBrasil e conheça soluções empresariais que podem levar seu e-commerce para um novo nível de faturamento, rentabilidade e obtenção de lucros.

 

faixas_servicos_faixa_1

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL