Notícias

Informações especiais para a sua empresa

08/03/2021

Séries Especiais

Mulheres conquistam cada vez mais espaço no ramo contábil ao longo da trajetória de 25 anos do GBrasil

O Grupo inicia as comemorações de seu aniversário de fundação destacando o crescimento da participação feminina na contabilidade

Pedro Duarte

Em março, o Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade celebra 25 anos de história. Para comemorar a data, uma série de cinco publicações vai relembrar a trajetória da aliança de empresários, além de destacar personalidades e momentos importantes da história do GBrasil.

Na semana do Dia Internacional da Mulher, a primeira publicação da série vai valorizar a atuação feminina no GBrasil. As mulheres possuem um papel importante no grupo desde a sua fundação, em 1996. Com a adesão à proposta do ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Ivan Carlos Gatti, as empresárias contribuíram para a formação de uma aliança de empresas do ramo em todo o Brasil.

Nesta primeira reportagem, o GBrasil entrevista lideranças femininas da área contábil e inicia a campanha Mulheres do GBrasil. A ideia é ampliar a voz das representantes do grupo por meio do compartilhamento de suas trajetórias profissionais, histórias, análises e expectativas para o futuro.

Acompanhe nossas redes sociais e conheça as mulheres que fazem parte dos 25 anos da rede GBrasil!

Contabilidade sob uma ótica feminina

bloco_elizangelaElizangela de Paula Kuhn, diretora da De Paula Contadores (GBrasil | Foz do Iguaçu -  PR) e integrante da diretoria do GBrasil, conta que encontrou na Contabilidade um espaço para exercitar seu propósito de vida: o desenvolvimento de negócios e pessoas. À frente de uma empresa cinquentenária, ela enxerga a empatia como uma vantagem das lideranças femininas. “Liderar exige dedicação, preparo, energia. E, muitas vezes, a sensibilidade e o tato da mulher fazem a diferença”, afirma.

Líder do Comitê de Pessoas eresponsável pela coordenação de esforços para aumentar a adesão ao GBrasil, Elizangela acredita que a presença feminina em entidades empresariais e na política é o próximo passo para que mulheres possam “ter a caneta na mão” e tomar decisões de grande importância.

A mulher empresária e o mercado contábil

bloco_lilian“Se antes dizíamos que as mulheres iam dominar o mercado, hoje essa já é a realidade”, afirma Lilian Ribeiro, diretora geral do Grupo Fatos (GBrasil | São José dos Campos - SP). Na sua empresa, dos 11 sócios, nove são mulheres. Além disso, 90% do quadro de funcionários é feminino. Para Lilian, essa configuração é reflexo de uma mudança no perfil do profissional de Ciências Contábeis. “Antigamente tínhamos outro conceito de Contabilidade, a ideia de um guarda-livros, hoje o contador é multifuncional, uma característica muito natural às mulheres”, analisa a empresária.

Na De Paula, em Foz do Iguaçu, o cenário não é diferente. Dos 105 colaboradores da empresa, aproximadamente 70% são mulheres. Além disso, Elizangela testemunha um aumento na presença de mulheres empresárias entre seus clientes. “Cada vez menos as mulheres são coadjuvantes. Elas estão assumindo papéis de direção e de gestão das empresas e têm tido sucesso em negócios dos mais variados portes”,  observa a contadora, que avalia: “As mulheres estão mais corajosas e estão sendo mais ouvidas. Competência é algo que elas sempre tiveram”.

A Liderança feminina veio pra ficar

A adaptabilidade é outra característica que Lilian destaca como uma vantagem própria das mulheres empresárias. Com quase um ano de pandemia no Brasil, ela lembra que o Grupo Fatos, sob comando dela e de suas sócias, pôde realizar as alterações estruturais para adotar o home office em apenas dois dias, permanecendo até hoje no modelo. Assim como o trabalho remoto, Lilian acredita que a liderança feminina é uma tendência que só irá crescer no futuro.

Para empresárias de todos os setores, nossas associadas recomendam algumas dicas. Para Lilian, não ter medo de arriscar ao tirar seus sonhos do papel é essencial, mesmo diante das grandes burocracias brasileiras. Elizangela, por sua vez, aconselha buscar preparo e ter atitude, além de estar bem assessorada. Em qualquer cidade, as associadas GBrasil podem auxiliar empreendedoras na abertura ou na legalização de empresas e na assessoria das rotinas contábeis e tributárias.

faixas_servicos_faixa_1

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL