Notícias

Informações especiais para a sua empresa

09/01/2019

Na rota do Oriente

Exportadora de minérios paranaense conquista confiança de compradores em países asiáticos

A disciplina característica do povo chinês e a facilidade de relacionamento com empresários do continente asiático foram vitais para a Pancomex, empresa familiar especializada em comércio exterior, firmar laços do outro lado do mundo. Sediada em Curitiba (PR) e com apenas quatro funcionários, ela exporta mensalmente mais de 2 mil toneladas de minérios de ferro, cobre, manganês, nióbio, tântalo e terras -raras (minério utilizado na fabricação de lentes de câmeras fotográficas). Atualmente, está passando por um processo de abertura de mercado para comercializar commodities agrícolas (soja, café e milho). Importadores da China, Índia e Coreia do Sul estão entre os clientes da companhia aberta em 2014.

À frente da empresa, uma profissional multifacetada, Letícia Chun Pei Pan, divide-se entre o consultório odontológico e a rotina de trâmites necessários para as vendas internacionais. O interesse pela atuação no oriente tem origem familiar. Seu pai, Pan Yi Bo, deixou a província de Henan, na China Central, na década de 1960, para se fixar no Brasil. “Fui ‘treinada’ para desenvolver o senso de utilização, encontrando o útil no inútil, a organização e, sobretudo, a disciplina.”

A Pancomex conseguiu registrar no primeiro quadrimestre de 2018 um crescimento sete vezes maior em relação ao faturamento do primeiro ano de operações. Trabalhar com empresários chineses, segundo ela, exige alto grau de profissionalismo. “Requer, acima de tudo, transaparência e comprometimento nas negociações e disponibilidade quase que permanente, principalmente em função do fuso horário entre os países.”

Diversificação

Em 2018, a Pancomex deixou de ser apenas uma compradora de minérios e iniciou a prospecção da própria mineração de cobre e manganês, nióbio, tântalo e terras-raras no Pará e em Rondônia. Sem revelar detalhes da operação, ela pretende ampliar sua atuação global.

Todo o processo de entendimento das normas das legislações fiscal e contábil do comércio exterior tem o suporte da Eaco Consultoria e Contabilidade. Kimberly Xavier, integrante do departamento fisco-contábil da afiliada GBrasil em Curitiba (PR), relata que “uma das missões da Eaco é auxiliar o cliente em suas tomadas de decisão, oferecendo a contabilidade como uma importante ferramenta de gestão”.

Se confiança e credibilidade são essenciais para conquistar os clientes asiáticos, Letícia aposta na resiliência chinesa presente em sua personalidade. “Fui educada a manter os resultados obtidos por meio da repetição e da prática.

* Este é um conteúdo da revista Gestão Empresarial nº 44. Para acessar a edição na íntegra, clique aqui.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL