GBrasil

Não declarei o Imposto de Renda. E agora?2min tempo de leitura

Contribuinte que ignorar obrigatoriedade da declaração pode ser multado e até preso

Contribuintes que se enquadram nas regras de obrigatoriedade do Imposto de Renda – como, por exemplo, ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 ou rendimentos isentos acima de R$ 40 mil no ano passado – podem responder por sonegação fiscal ao não enviar a declaração à Receita Federal. A situação pode ficar ainda mais complicada se o órgão solicitar a entrega das declarações referentes aos últimos cinco anos.

camila_coelhoComo explica Camila Coelho, Diretora da Marpe Contabilidade (GBrasil | Fortaleza – CE), o sistema de cruzamento de informações do Fisco permite identificar se o contribuinte se enquadra nos critérios de obrigatoriedade e, a partir disso, gerar penalidades como a cobrança do valor devido com juros e multa.

“Na melhor das situações, pode haver cobrança de multa pelo atraso de entrega com juros de 150% de taxa Selic. Já no pior dos cenários, o declarante pode ser processado por crime de sonegação fiscal, com pena de dois a cinco anos de prisão”, aponta Camila Coelho.

Além disso, a contadora chama atenção para os riscos de ficar com pendências fiscais no CPF, situação informalmente chamada de “CPF bloqueado” ou “CPF inválido”.

“Se o contribuinte quiser fazer algum empréstimo ou financiar um carro ou imóvel não vai ter acesso ao crédito, justamente porque o CPF irá constar como irregular”, exemplifica a especialista, que acrescenta: “Infelizmente, ao não entregar o Imposto de Renda quando se é obrigado, a vida financeira do contribuinte sempre é afetada”.

Para resolver as pendencias de um CPF irregular, é essencial que um contador analise a necessidade de declarar o Imposto de Renda nos cinco anos anteriores. Procure a empresa contábil associada ao GBrasil mais próxima de você e garanta atendimento de qualidade e a expertise necessária para a sua declaração.

Em qual região do país você mora?

O GBrasil possui associados nas cinco regiões do Brasil, conheça aqueles que estão mais próximos de você e entre em contato agora mesmo para contratar os serviços contábeis de profissionais especializados para ajudar na sua declaração. Conheça nossas empresas.

Confira também

Quais são os erros mais comuns no Imposto de Renda?

Contribuintes devem buscar apoio contábil para evitar equívocos e a malha fina

Livro-caixa garante deduções no IR de autônomos e profissionais liberais

Prestadores de serviços também devem ter atenção ao recolhimento mensal do tributo

Checklist do Leão: conheça os documentos necessários para declarar seu IR

Especialista explica a importância de entregar cada item ao contador responsável pela sua declaração