Notícias

Informações especiais para a sua empresa

19/07/2022

Consultoria GBrasil

O que é CNAE? Como funciona?

Entenda como a escolha do CNAE pode fazer a empresa pagar menos impostos

da Redação

No primeiro trimestre, 1.022.789 de novos CNPJs foram abertos e a tendência é de crescimento em um ritmo anterior à covid-19. Com tantos negócios sendo iniciados, nascem também muitas dúvidas em relação a descrições de atividades e diversos códigos para escolher no ato do registro da empresa. Um desses códigos é o CNAE, que identifica e padroniza todas as atividades econômicas realizadas no país.

Entenda: O que é CNAE?  

CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas e é uma inscrição ligada ao CNPJ para abrir empresas. Esse código serve para padronizar e regulamentar as atividades exercidas por uma empresa no Brasil, sejam essas atividades realizadas por organizações públicas, privadas, com ou sem fins lucrativos, todos precisam do CNAE.

Como funciona?

A obrigação básica do CNAE é indicar serviços e produtos oferecidos por organizações, instituições bem como profissionais autônomos que querem regularizar sua empresa. Sim, em situações burocráticas e específicas é ele quem caracteriza a atuação do negócio.

Desse modo, existe um modelo padronizado nos cadastros da administração pública (federal, estadual, municipal), para monitorar a gestão tributária e identificar possíveis ações fraudulentas. Assim, para fazer a escolha da sua atividade de forma correta, é indicado ajuda profissional de uma assessoria contábil.

Para isso acontecer você precisa deixar claro quais são as atividades principais do seu negócio e quais delas poderão ser classificadas como atividades secundárias (é importante possuir variedade na questão prática de seus serviços oferecidos). Após isso esclarecido, a assessoria conseguirá gerar o código CNAE correto.

É legítimo comum incluir em torno de noventa e novemais do que uma atividades secundárias, mas lembre-se que essas atividades são tributadas, ou seja, cuidado com a empolgação na hora de acrescentá-las. Uma dica é somar adicionar apenas as necessárias no primeiro momento e depois poderá adicionar gradualmente, conforme necessidade.

O CNAE é fundamental para a abertura de sua empresa por três grandes motivos:

1 –os tributos são cobrados corretamente, conforme o ramo de atividade;

2 – te auxilia na realização de negócios com outras empresas;

3 – e por fim, permite a emissão de notas fiscais e a prospecção de novos clientes.

 

Aqui no GBrasil você encontra a melhor assessoria contábil para te auxiliar em todos os passos, além de suporte especializado. Fale conosco através do e-mail: contato@gbrasilcontabilidade.com.br ou pelo telefone: (12) 98119-4551.

faixas_servicos_faixa_1

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL