O seu negócio está em qual estágio?
Ponto de equilíbrio contábil é o momento em que o resultado de vendas atinge um valor suficiente para cobrir todos os custos da empresa.
– Antes de atingir o ponto de equilíbrio contábil, a empresa apresenta prejuízo.
– Ao atingir o ponto de equilíbrio, não há prejuízo, nem lucro.
– Após atingir o ponto de equilíbrio, a empresa começa a apresentar lucro.
Encontrar o ponto de equilíbrio do negócio é importante porque leva o empresário a relacionar os custos que possui com a necessidade de vendas para obtenção de lucros. Dessa forma, ao fazer seu planejamento financeiro, a empresa projeta o valor mínimo de suas vendas e verifica se há condições de alcançar o valor planejado. Caso as circunstâncias não sejam favoráveis para chegar ao ponto de equilíbrio, a empresa deverá partir para uma adequação que pode envolver redução de custos, mudanças no produto/serviço ou alterações na estratégia de vendas.
Como se calcula o ponto de equilíbrio contábil
O cálculo do ponto de equilíbrio é bastante simples. Basta conhecer os custos da organização, o valor de venda do produto e a margem de lucratividade que ele gera. De um modo resumido, podemos exemplificar:
1. Custos fixos e variáveis da empresa para a fabricação de 100 unidades de um produto = R$ 100.000,00.
2. Custo de cada produto: R$ 1.000,00.
3. Preço de venda de cada produto estabelecido pela empresa: R$1.250,00.
4. Margem de contribuição, ou lucro de cada produto: R$ 250,00.
5. Necessidade de venda para atingir ponto de equilíbrio contábil: 80 unidades (dividir o custo total dos produtos, R$ 100.000,00, pelo preço unitário de venda de cada produto, R$1.250,00).
Dessa forma, quando a empresa atingir a venda de 80 produtos, não terá lucro, nem prejuízo, e o valor investido retornará. Daí em diante, toda venda se tornará lucro. Ao vender o lote completo, a empresa terá lucro de R$ 25.000,00 (20 produtos a R$1.250,00 cada = R$ 25.000,00).
Quando tratamos de um conjunto de diferentes produtos com preços variáveis, não se pode calcular o ponto de equilíbrio de um lote apenas. Numa loja de departamentos, por exemplo, o ponto de equilíbrio poderá ser calculado somente pelo valor dos custos e pela margem de contribuição. Neste caso, em vez de termos a quantidade de produtos a ser vendida, teremos o montante de venda para se atingir o ponto de equilíbrio. Chamamos isso de ponto de equilíbrio financeiro ou break even point.
Os motivos mais frequentes de uma empresa não atingir o ponto de equilíbrio contábil
As causas mais comuns são a impossibilidade de realização do valor de vendas planejado, custos elevados ou mal dimensionados, precificação incorreta dos produtos/serviços, controle de estoques inadequado e deficiência no planejamento das vendas.
Como monitorar o ponto de equilíbrio
A ajuda da tecnologia é importante, pois os sistemas de gestão facilitam a visualização das deficiências do negócio. Pode ser uma simples planilha no computador ou um robusto sistema de gestão em nuvem, o importante é registrar com precisão os custos, margens de contribuição e resultados de vendas.