Notícias

Informações especiais para a sua empresa

28/04/2020

Acontece no GBrasil

Presidente do GBrasil integra a campanha “Declaração legal é com profissional”, parceria do CRCSP com Sescon-SP

Entidades Contábeis de São Paulo se unem em campanha de valorização à profissão durante entrega do Imposto de Renda

Pedro Duarte

Quando o assunto é Imposto de Renda, um receio comum é o de ficar com a declaração retida em malha fina. Para evitar isto, e conscientizar sobre a importância de contar com auxílio de profissionais habilitados neste processo, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) uniram-se na campanha “Declaração Legal é com Profissional – Profissional da Contabilidade sempre junto ao Contribuinte”, uma série de vídeos gravados com especialistas do ramo contábil sobre como declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e quais cuidados os contribuintes devem ter ao repassar a declaração à Receita Federal.

Dos 16 vídeos da série, metade já está disponível no portal do CRCSP. Todos contam com a participação de membros das entidades contábeis do Estado e tem a mediação desempenhada por Julio Linuesa Perez, presidente do GBrasil e membro da diretoria do Sescon-SP. Além disso, Perez é sócio da Orcose Contabilidade, empresa contábil afiliada ao GBrasil na capital paulista, e colaborador na Comissão de Assessoramento ao Desenvolvimento Profissional do CRCSP, órgão em que atuou por 16 anos como conselheiro. Sua participação na campanha é acompanhada de uma preocupação com a complexidade do processo declaratório. “Apenas analisando a tradicional Declaração, a Secretaria da Receita Federal, publica anualmente o denominado “Perguntão” de apenas 280 páginas, se fosse imprimir, com 701 perguntas e respostas. Confesso, para por em prática todas as soluções apresentadas, tão somente um bom profissional da Contabilidade especializado estará apto a este atendimento”, afirma.

Para consolidar a expertise dos profissionais da Contabilidade na emissão e acompanhamento da DIRPF, com a segurança necessária ao contribuinte, entre os temas retratados nos vídeos temos, por exemplo, explicações sobre declaração de bens herdados, critérios de isenção do IR, dicas de como declarar rendimentos de Microempreendedor Individual (MEI), as novidades implementadas pela Receita Federal no sistema de entrega da DIRPF e indicações sobre saída permanente do Brasil.

Para Linuesa, a DIRPF acumula funções, “principalmente aqui no nosso país, não se trata apenas de tributar a renda e, sim, o se que fez e faz com a mesma no reflexo patrimonial, de crescimento ou não, e se suporta estas variações”. O empresário contábil ainda enfatiza, “é através das mais diversas declarações que as empresas encaminham ao Fisco, juntamente com outras enviadas pelos sistemas Financeiro, Imobiliário, de Saúde, do Banco Central, COAF, Registros de Imóveis e outros, que o Fisco visualiza como um filme toda a vida do contribuinte no período de conveniência”.

Neste momento de crise – devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) – é de extrema importância aproximar os declarantes de profissionais contábeis. Mesmo com o adiamento do prazo final de entrega da DIRPF, agora marcado para 30 de junho, muitos recorrem à internet, o que reforça a importante missão das entidades contábeis de oferecer conteúdos confiáveis e instrutivos à população sobre o papel dos contadores na sociedade. Para José Donizete Valentina, presidente do CRCSP, este é um grande período de inseguranças. “Há projeções, como um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que apontam uma retração do PIB de até 4,4% este ano. Isto é muita coisa! Outras são mais ‘otimistas’, como a do Governo, que prevê um crescimento de 0,02%. Mas, em qualquer destes cenários, será um período difícil para as empresas”. E complementa, “a assessoria contábil é especialmente necessária nos momentos de crise, pois são nestes momentos de dificuldade que decisões equivocadas de gestão podem trazer perdas financeiras substanciais ou, até mesmo, ser o diferencial entre a sobrevivência ou não das empresas”.

Em síntese, “o acompanhamento dos empresários/contribuintes junto aos profissionais da Contabilidade não é mais apenas para atender às exigências legais e, sim, para muito mais, trata-se do auxílio consultivo na análise dos negócios para o sucesso do mesmo e de ambos”, declara o presidente do GBrasil.

A campanha conta também com o apoio da Aescon-SP, Sindicont-SP, Ibracon, Apejesp, APC e Fecontesp. Os vídeos estão disponíveis no site do CRCSP.

*OBS: os vídeos foram gravados em momento anterior à prorrogação do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O prazo atual, estabelecido em 1º de abril, vai até as 23h59 do dia 30 de junho.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL