Saiba quais itens separar e apresentar ao contador na hora da declaração
Para realizar a Declaração do Imposto de Renda é preciso juntar diversos documentos. Como alguns deles podem estar perdidos ou precisam ser solicitados, é preciso correr para ter todos à mão antes do fim do prazo de entrega da Declaração para a Receita Federal.
Tertulino Passos, Diretor da Análise Contabilidade (GBrasil | Teresina – PI), preparou esse checklist para que os contribuintes possam reunir os documentos com facilidade e agilizar a declaração do Imposto de Renda.
Confira os documentos necessários:
- declaração de Imposto de Renda do ano anterior;
- documentos relacionados ao patrimônio;
- renavam de veículos;
- informes de rendimentos;
- demonstrativos de renda variável;
- comprovantes de ganho de capital;
- notas fiscais de despesas com saúde;
- notas fiscais de despesas educacionais;
- dados dos dependentes.
Leia também: Cônjuges devem avaliar se o melhor é declaração conjunta ou separada
É preciso procurar apoio profissional para evitar que algum rendimento ou saldo em conta seja esquecido e garantir que a declaração não caia na malha fina. As multas por erros na declaração são de 20% e, se houver intimação pela Receita Federal, sobem para 75% do valor não declarado.
Procurando um contador?
O GBrasil possui associados nas cinco regiões do Brasil, veja qual o representante na sua região e entre em contato agora mesmo para contratar os serviços contábeis e ter segurança e tranquilidade para declarar o Imposto de Renda. Conheça nossas empresas.