Especialista do GBrasil aponta os equívocos mais comuns entre os contribuintes e como se esquivar deles
A Receita Federal prevê que toda pessoa física que realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas estão obrigadas a fazer a declaração do Imposto de Renda, independentemente do valor movimentado. Confira os principais erros tributários cometido por investidores e como informar os investimentos na declaração do IR.
Susana Nascimento, Diretora da Sercon Serviços Contábeis (GBrasil |Aracajú – SE), explica que a maioria dos erros relacionados ao pagamento do Imposto de Renda sobre investimentos ocorre por desconhecimentos das regras tributárias. “Infelizmente, o processo de recolhimento de impostos sobre investimentos ainda é complexo e pouco difundido”, afirma.
A empresária, que atende clientes investidores de diferentes portes, sintetiza: “Apesar de os contribuintes conhecerem o mercado de ações, eles não foram apresentados às taxas incidentes. Com isso, surge a preocupação com a Receita Federal e o medo da entrega da declaração anual do Imposto de Renda”.
A Diretora da Sercon Serviços Contábeis lista os principais erros cometidos por investidores.
- Operar na bolsa de valores e não fazer o envio da declaração do Imposto de Renda, acreditando que os valores movimentados são baixos;
- acreditar que todos os impostos devidos já estão descontados na nota de corretagem;
- generalizar a isenção do Imposto de Renda para venda de ações por até R$ 20 mil mensais, o que não se aplica às operações day trade, por exemplo;
- confundir o pagamento de imposto no momento da obtenção do lucro em vendas do mercado de ações (ganho de capital) com o imposto apurado na declaração anual;
- achar que o “Imposto de Renda retido na fonte”, destacado na nota de corretagem, exime o contribuinte de informar as ações na declaração anual.
Sobre os valores descontados na nota, Susana Nascimento esclarece: “Na verdade, o IR retido na fonte é apenas parte do imposto devido, e funciona como um ‘dedo-duro’ para o Fisco, que tem o controle das suas operações na Bolsa a partir desse tributo”.
Antes de investir em renda variável, todo contribuinte precisa saber que o cálculo do Imposto de Renda sobre o rendimento de ações é uma responsabilidade dele próprio ou de uma assessoria especializada. Com apoio de empresas especializadas, o investidor tem a certeza de pagar os tributos em dia e pode se concentrar na lucratividade das ações.
Procurando um contador?
O GBrasil possui associados nas cinco regiões do Brasil, veja qual o representante na sua região e entre em contato agora mesmo para contratar os serviços contábeis e ter segurança e tranquilidade para declarar o Imposto de Renda. Conheça nossas empresas.