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Redescobrindo o Brasil: empresas priorizam expansão fora de capitais e regiões metropolitanas2min tempo de leitura

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o consumo no interior representa 38% do total gasto no País

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Em uma estratégia de lançamento de produtos e fortalecimento de marcas, é comum empresas priorizarem grandes centros comerciais para atingir seu público-alvo, mas nem sempre essa é a única direção para se estabelecer no mercado. O bom desempenho de uma franquia, por exemplo, não está necessariamente atrelado à sua região ou ao Estado de origem. A cada dia, novas cidades fora do eixo Rio−São Paulo têm se tornado opção para o berço de novos negócios.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), atualmente, uma em cada quatro franquias brasileiras está fora das capitais e das regiões metropolitanas, o que confirma a existência de um enorme mercado a ser explorado. De acordo com os dados da ABF, o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas soma R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total consumido nacionalmente, ou seja, de cada R$ 10 gastos no Brasil, quase R$ 4 correspondem ao consumo efetuado no interior.

O segmento de atuação também pode ser determinante na expansão de um negócio. A RetrôMania, de Vitória (ES), fabrica camisas esportivas com estilo do passado e tem como clientes 20 clubes brasileiros de fora dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A rede goiana Fast Açaí, do nicho healthy fast-food (“refeição rápida e saudável”), apesar do ano de crise para a economia brasileira, encerrou 2016 com mais de 140 pontos de vendas espalhados em 13 Estados, mais o Distrito Federal, além da inauguração da primeira loja no exterior, em Orlando, nos Estados Unidos.

Caminho parecido seguiu a inFlux English School. Nascida no Paraná em 2004, a rede de idiomas bateu sua meta de franquias no ano passado, contrariando dados gerais do mercado, que tem registrado o fechamento de unidades. Hoje, a inFlux English School opera com mais de 120 escolas após a decisão de explorar novas regiões com potencial de crescimento.

Leia aqui a matéria completa, publicada na edição nº 39 da revista Gestão Empresarial (página 8).

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