Notícias

Informações especiais para a sua empresa

08/01/2021

Departamento Pessoal

Retrospectiva - Conheça os serviços de Departamento Pessoal com os quais as empresas podem contar atualmente

Business Intelligence e estudo constante sobre legislação e gestão são diferenciais

Redação

Empresas do GBrasil oferecem diferentes serviços de Departamento Pessoal, alinhados com as últimas novidades do setor. Em agosto de 2020, em duas entrevistas, Elizangela de Paula Kuhn, Diretora Executiva da De Paula Contadores [Foz do Iguaçu - PR] e também Diretora do Comitê de Pessoas do GBrasil, falou sobre a presença da alta tecnologia e da pesquisa nesta área e também deu dicas sobre como manter colaboradores engajados, mesmo em momentos desafiadores. Confira o conteúdo de uma dessas entrevistas:

A área de Departamento Pessoal está bem diferente do que costumava ser tempos atrás. Da responsabilidade de apenas lidar com as folhas de pagamento, hoje o setor atua com um papel estratégico, com produção de diferentes indicadores por Business Intelligence (B.I.) e acompanhamento da legislação trabalhista e pesquisa sobre gestão de pessoas, podendo estender a atuação conforme a necessidade dos diferentes tipos de empresa. Pode ajudar o empresário a garantir desde a isonomia salarial até a avaliação da necessidade de treinamentos, explica Elizangela de Paula Kuhn, Diretora Executiva da De Paula Contadores [GBrasil | Foz do Iguaçu - PR], que, como outras associadas do grupo, oferece este tipo de serviço para empresas de diferentes áreas e tamanhos.

“O setor hoje é extremamente estratégico nas organizações contábeis e há muito tempo está muito longe de só executar a folha de pagamento. O setor de Departamento Pessoal se tornou fundamental no auxílio e na gestão da área de Recursos Humanos dentro das empresas e pode estender a atuação das atividades o quanto mais o cliente tiver interesse, por exemplo, nos controles de prazos, na ajuda na tomada de decisões. Neste período de pandemia, especialmente, o setor foi fundamental”, conta Elizangela de Paula Kuhn.

Gestão de Pessoas

Na área de gestão de pessoas, o serviço de Departamento Pessoal pode sugerir ações para, por exemplo, intervir em casos de alta rotatividade de funcionários, situação que gera um custo muito grande aos empresários. Entre as ações, o auxílio na elaboração de manuais de conduta, regimentos internos e a integração de novos funcionários. “Se a contratação for bem feita e o funcionário tiver informações sobre o que se espera dele enquanto empregado, a partir de um regimento interno, isso vai facilitar muito a adaptação e a permanência dele na empresa.”

De acordo com Elizangela, há situações comportamentais que a equipe de D.P., se estiver bem capacitada na área de gestão de pessoas, pode atuar, ajudando o empresário a tomar as melhores decisões para evitar conflitos futuros. Em micro e pequenas empresas, inclusive, trata-se de um auxílio-chave para que não haja ruídos de comunicação. “Às vezes, é preciso dizer o óbvio: o que o empregador está contratando e o que ele espera do funcionário, detalhando remuneração, por exemplo. Pequenos esclarecimentos tiram grandes aborrecimentos do empresário.”

Outro compromisso do serviço de Departamento Pessoal é com o estudo constante da legislação trabalhista e de questões burocráticas de tributação e cálculo, interpretando as leis e convenções coletivas para sugerir acordos coletivos e outras demandas específicas.

Tecnologia na produção de informação

Elizangela enxerga um “avanço enorme” na área de tecnologia do Departamento Pessoal, que passa a contar cada vez mais com o apoio de diferentes ferramentas para integrar informações e facilitar processos. O empresário pode agora economizar tempo com transferências bancárias e ter acesso remoto ao maior número de informação e relatórios, a qualquer tempo, sobre qualquer área.

“Indicadores B.I.s podem demonstrar os gastos efetivos com folha de pagamento, mostrar uma comparação de salários e assim por diante. O grande avanço que o Departamento Pessoal deu foi na área de tecnologia, além da área de gestão de pessoas e da área trabalhista”, destaca. “Em empresas maiores, nossa tarefa é levar o máximo de informação possível, facilitar o acesso às informações, implantar novas ferramentas de análise, provocar desde treinamentos necessários, análise em relação a algum custo distorcido, trazer problemas como isonomia salarial e garantir pelo menos uma auditoria anual.”

As empresas do GBrasil têm capacidade para gerir folhas de mais de mil empregados, com know-how e isenção, assumindo o risco por algum cálculo de imposto ou procedimento equivocado. “Isso dá segurança ao empresário. A rede GBrasil está totalmente preparada para oferecer serviços de Departamento Pessoal, com bastante expertise”, ressalta Elizangela.

Confira os serviços de Departamento Pessoal oferecidos pelo GBrasil:

  • FOLHA DE SALÁRIOS

    Elaboração da folha de salários dos funcionários (mensal ou quinzenal) e respectivos holerites.

  • CÁLCULO DE FÉRIAS E DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

    Cálculo de décimo terceiro salário e férias e demais rotinas relacionadas, como adiantamento do décimo terceiro e aviso de férias.

  • CÁLCULO DO IRRF

    Cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte relativo à folha de salários e aos serviços prestados por terceiros.

  • CÁLCULO DE ENCARGOS SOCIAIS

    Cálculo mensal dos encargos sociais da Previdência Social (INSS) e contribuição para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

  • ANÁLISE DO CONTROLE DE PONTO

    Análise do controle de ponto, gestão do pagamento de horas extras e descontos em caso de faltas.

  • GESTÃO DE BENEFÍCIOS

    Aquisição e controle de benefícios dos funcionários, como vale-transporte, vale-refeição e plano de saúde, entre outros.

  • CONTRATAÇÃO E DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS

    Registro de profissionais contratados, brasileiros ou estrangeiros e rescisão de contratos de trabalho, que inclui cálculos das verbas rescisórias, serviços relacionados ao seguro-desemprego e à homologação no sindicato da categoria e demais obrigações.

  • OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS MENSAIS E ANUAIS

    Elaboração de obrigações acessórias mensais, tais como Caged e Gefip, e anuais, como informes de rendimentos, Rais, Dirf e demais obrigações acessórias.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL