Notícias

Informações especiais para a sua empresa

17/12/2020

Consultoria GBrasil

Serviços contábeis auxiliam startups a planejar abertura de capital na bolsa de valores

Contabilidade apoia busca de investimentos mediante oferta de ações

Pedro Duarte

Startups, em busca de novos aportes financeiros, estão abrindo ofertas de ações na bolsa de valores brasileira, a B3. A procura de investimentos no mercado nacional pode alimentar o sonho de gestores e empreendedores a tornarem-se “unicórnios” — as startups valoradas em R$ 1 bilhão —, mas a abertura de capital exige um planejamento detalhado, do operacional ao financeiro.

Segundo a B3, o processo formal de abertura de capital junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) demanda pouco mais de dois meses. Contudo, decisões estratégicas como essa, que definem o destino do negócio, não são tomadas em um prazo tão reduzido. Consultorias, análises fiscais e perícias contábeis são etapas iniciais para realizar um raio-x da startup e, com o pé direito, dar o primeiro passo rumo à listagem do empreendimento na bolsa de valores.

Em startups, pode ocorrer de as receitas evoluírem rapidamente e a obtenção de lucros, não. Isso acontece quando a oferta de ações é usada como um novo round de investimentos, direcionado ao aprimoramento das atividades. Ainda assim, controlar a evolução dos ganhos é essencial para o empresário à frente da startup. Questões rotineiras, como folha de pagamento ou tributação, não devem distraí-lo de sua gestão estratégica.

Atividades do setor tributário e do departamento pessoal podem ser desgastantes e repetitivas, além de representar uma parcela considerável dos gastos fixos e impostos. Com profissionais especializados nestes assuntos e diversos outros, as 37 empresas associadas à rede GBrasil possuem soluções específicas para cada porte empresarial e estão disponíveis para atender a sua startup com experiência de mercado e recursos tecnológicos de primeira.

faixas_servicos_faixa_2

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL