Atualização é feita pelo IPCA. Honorários de serviços contábeis não ficam sujeitos a limites de custo
Com mais de meio milhão de pedidos de candidatura, as eleições para prefeitos e vereadores projetam movimentação econômica em todo o país. As despesas de campanha se estendem da alimentação à contratação de funcionários e estão submetidas ao limite de gastos de cada cargo e município. Apesar disso, alguns custos não são contabilizados nesse teto, como a contratação de assessoria contábil, obrigatória para a prestação de contas eleitorais.
A atualização do limite de gastos atingiu 13,9%, seguindo o IPCA acumulado de junho de 2016 a junho de 2020, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em São Paulo, cidade que possui o maior teto de gastos para as campanhas, o aumento representa mais de R$ 6 milhões [6.329.169,56] aos candidatos a prefeito. Para o cargo de vereador na mesma cidade, a atualização causa uma alta de R$ 449 mil [449.058,35].
Para garantir a transparência nas contas eleitorais e o acompanhamento constante dos valores desembolsados, a presença do contador é um recurso essencial. Tal auxílio pode evitar, por exemplo, investigações por abuso de poder econômico pelo descumprimento à restrição de gastos e multas em igual valor ao montante excedido. Assim como o acompanhamento contábil, a contratação de assessoria advocatícia também é obrigatória e não fica sujeita ao teto de despesas.
Nas empresas do Grupo GBrasil, que há mais de 20 anos presta serviço com elevado padrão de qualidade em diversas ramificações da Contabilidade, você pode encontrar profissionais com expertise em prestação de contas eleitorais a candidatos e partidos políticos. Unindo capacidade técnica e o emprego de sistemas de gestão de alto desempenho, nosso serviço de contabilidade eleitoral preenche todos os requisitos para atender com rapidez e segurança.