Voltada para contadores consultivos, nova criação da Omie será apresentada com exclusividade para associados e colaboradores
Lançado no final de maio em parceria com a Fenacon, o software Omie.Simbiose será tema do próximo Webinar GBrasil na próxima quarta-feira, às 15 horas. Com a presença de Wagner Xavier, diretor de contas da Omie, o evento digital promete esmiuçar as funcionalidades da plataforma que é gratuita e tem como foco capacitar profissionais contábeis como consultores empresariais. Como explica Xavier, o principal recurso do sistema será consolidar a parceria do empresário assessorado com o contador por meio da ordenação de dados e do estabelecimento de metas. “A palavra simbiose vem disso, um fenômeno que junta dois seres de diferentes espécies, no nosso caso, o empreendedor e o contador”, afirma o diretor de contas da startup que movimenta cerca de R$7 bilhões em notas mensais em seus sistemas.
Atuante no mercado de gestão empresarial – somando mais de 100 unidades, 15 mil escritórios parceiros e 90 mil usuários de serviços tecnológicos –, a startup converge opções como operações financeiras (Omie Cash) e capacitação à distância (Omie Academy) com seu ERP, produto apresentado por Marcelo Lombardo, CEO da empresa, aos associados no 51º Encontro GBrasil. Entre as ferramentas disponíveis, a novidade permite mapear informações sobre produção, vendas, finanças, concorrentes, clientes e fornecedores, traçando um diagnóstico dos fatores internos e externos que influenciam na sobrevivência do negócio e que indiquem um plano de ação para que o contador oriente o empresário.
“Normalmente as empresas têm o contador e, eventualmente, têm um consultor. O que nós entendemos é que o próprio contador pode ser esse agente desde que ele se habilite a tal, por isso criamos a ferramenta”, opina Xavier. Para o diretor, a formação técnica do profissional contábil pode, por vezes, distancia-lo do caráter administrativo. Nesse âmbito, a plataforma assume o papel de inovar o mindset educando o contador a não apenas responder as dúvidas dos clientes, mas a fazer perguntas que ajudem o empresariado a se tornar mais ciente de suas particularidades.
Em uma analogia, Xavier compara o procedimento às práticas médicas. “Ele faz um checkup da empresa e a partir desse diagnóstico estruturado o contador estabelece um projeto de consultoria com o cliente pra ajudar a melhorar os pontos que identificamos como gaps da empresa”, detalha o diretor. Para realizar esse “raio-x” é necessário que o profissional contábil siga os questionamentos presentes na plataforma junto aos clientes que cadastrar, planificando questões além de balancetes ou DRE e aprofundando sua atividade com análises gerenciais.
Em vista do parâmetro de contabilidade dos EUA, Xavier ressalta que a “troca de casca” para contador consultor abre um leque de linhas de atuação, aproximando estes à prática presente no país norte-americano. “Se um contador nos Estados Unidos fica falando apenas de legislação, principalmente lá que ganham apenas por hora, o contador some. O que um contador de lá faz? Ele fala de tudo com a empresa, sobre negócios, marketing, produtos, concorrentes e até equipe”, conta Xavier, complementando que é este movimento que querem trazer com o Omie.Simbiose.
O Webinar, que será transmitido com exclusividade aos associados GBrasil e seus colaboradores, está marcado para dia 22 de julho às 15 horas. O acesso à plataforma ao vivo dispensa inscrições ou cadastro no Google Meet, apenas será necessário acessar a sala de transmissão no horário pré-estabelecido. Os membros da aliança empresarial receberão o link de acesso com prévia antecedência e poderão tirar dúvidas durante toda duração do evento.