Assessoria com foco em gestão expande utilidades de Balanços Patrimoniais, Balancetes e DRE
Olhar para trás e enxergar o caminho traçado para chegar à posição atual deve ser uma atividade exercida com frequência no mundo empresarial. Examinar relatórios e dados anteriores é parte fundamental para as finanças e ainda mais para a Contabilidade Gerencial. Nas mãos de especialistas, balanços, balancetes e outros demonstrativos contábeis contam a história econômica da empresa e podem revelar falhas e acertos.
Os dados contábeis, quando interpretados por profissionais, são cruciais para uma gestão estratégica. Convertidos em indicadores dentro da Contabilidade Gerencial, esses números podem apontar possíveis imprevistos. Além disso, Balanços Anuais e Demonstrativos de Exercício bem elaborados e entregues em prazo hábil são ferramentas que permitem ao empresário sair na frente e ganhar espaço no mercado logo no início do ano, com movimentações baseadas no exercício anterior.
Internalizando a Contabilidade Gerencial
Apesar de serem obrigações anuais, tanto o Balanço Patrimonial quanto a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) apoiam a tomada de decisão do empresário e o auxiliam na escolha de projetos que podem sair do papel. Balancetes periódicos e relatórios específicos convertem o procedimento contábil, por vezes visto como uma burocracia, em uma prática de gestão estratégica, o que fortalece a utilização da Contabilidade Gerencial para atingir lucratividade e solidez.
Ainda que apoiado por uma organização contábil, parte do empresário a integração dos documentos de acompanhamento contábil com o planejamento e atividades de rotina. Por outro lado, o gestor pode optar pelo Atendimento in loco, em queequipes contábeis trabalham diretamenteno estabelecimento do cliente, aproximando a Contabilidade Gerencial a outros departamentos da empresa como, por exemplo, a tesouraria e o quadro societário, independente do ramo de atuação do negócio.