Especialista esclarece que a retenção por parte da Receita Federal, em muitos casos, pode ser resolvida sem prejuízo
A malha fina do Imposto de Renda é um processo de revisão em declarações que ficaram com alguma pendência. Quando a Receita Federal retém a declaração, o contribuinte pode realizar uma declaração retificadora, sem a incidência de multa por atraso. Mas se houver demora, o contribuinte poderá ser notificado e sofrer penalidades. Por isso, é recomendável contar com a ajuda de um especialista em contabilidade nesse processo.
“Um contribuinte pode cair na malha fina, por exemplo, se cometer algum engano no preenchimento dos campos ou errar alguma informação na sua declaração”, explica Hugney Miranda, Diretor da Aserco Contabilidade (GBrasil | Uberlândia – MG). Nesses casos, esclarece o especialista, enviar uma declaração retificadora resolve o problema sem a cobrança de multa por fazer a entrega do documento fora do prazo.
É importante corrigir as informações pendentes antes de receber intimação ou notificação da Receita Federal. Isso evita que o contribuinte sofra com multas altas, como por exemplo, 150% do valor omitido, penalidade aplicada em casos de fraude. Com o apoio de um contador, é possível consertar as informações enviadas anteriormente, liberando a declaração retida e evitando multas ou a suspensão do CPF.
Leia também: Educação e saúde – guia de despesas dedutíveis do Imposto de Renda
Procurando um contador?
Esteja seguro de que suas finanças ficarão em boas mãos: contrate a empresa associada ao GBrasil na sua região. Tenha as mais conceituadas organizações contábeis do país trabalhando para declarar o seu Imposto de Renda. Conheça nossas empresas.