GBrasil

Exames de Covid podem ser deduzidos do Imposto de Renda?1min tempo de leitura

Descubra em quais casos o contribuinte pode abater o valor na sua declaração

Diversos contribuintes conseguem reduzir o valor apurado no Imposto de Renda deduzindo despesas médicas. Porém, nem todas os gastos com saúde podem ser abatidos. Testes para Covid-19, por exemplo, podem ser deduzidos apenas em alguns casos.

Livano Baggio, Gerente da RG Contadores (GBrasil | Florianópolis – SC), explica em quais situações os exames podem ser deduzidos.

Leia também: Educação e saúde – guia de despesas dedutíveis do Imposto de Renda

livano_baggio“Os testes podem ser declarados como despesas dedutíveis no Imposto de Renda se tiverem sido realizados em hospitais, laboratórios e clínicas. Já aqueles feitos em farmácia, por outro lado, não podem ser deduzidos”, orienta.

A despesa deve ser informada incluindo o nome e CNPJ da empresa onde o exame foi realizado. A nota fiscal, com o CPF do titular ou dependente que realizou o exame, deve ser guardada pelo prazo de cinco anos.

Em 2024, 51,6% das declarações que caíram na malha fina foram retidas por conter informações incorretas sobre despesas dedutíveis, como os gastos com saúde. Procure apoio de um contador para assegurar que esse tipo de erro não te aconteça!

Estamos prontos pra te ajudar!

O GBrasil conta com empresas associadas nas cinco regiões do Brasil, com expertise para atender às mais diversas situações fiscais. Conheça o representante do GBrasil mais próximo de você e tenha assessoria completa na sua declaração do Imposto de Renda. Confira nossas empresas.

Confira também

Receita Saúde: emissão de recibo digital para médicos e profissionais da saúde

Como emitir o recibo médico no Receita Saúde? Descubra nessa página e tire outras dúvidas.

Crédito de PIS e COFINS sobre publicidade para e-commerces: o caso Netshoes e as implicações para o setor

Entenda como a decisão do CARF sobre o crédito de PIS e COFINS para publicidade pode impactar e-commerces

Em 2025, associados GBrasil irão atuar em sindicatos contábeis de 10 estados e na Fenacon

Empresários do Grupo possuem cargos nos respectivos Sescon/Sescap e na Federação Nacional