Confira prazos e detalhes sobre a devolução dos tributos pagos
A Receita Federal vai fazer a restituição do Imposto de Renda em cinco lotes que serão pagos no último dia útil de cada mês, a partir de maio. Para Ana Gonçalves de Oliveira, a restituição do Imposto de Renda tem recebido cada vez mais atenção do Fisco durante os últimos anos.
“Foi registrado, no primeiro lote de restituições de 2021, um recorde de R$ 6 bilhões disponibilizados para saque. Além disso, desde 2020, o pagamento é feito em apenas cinco lotes, ao invés de sete, sendo o primeiro pago já no mês de maio”, afirma.
Em 2021, a Receita Federal devolveu aos contribuintes aproximadamente R$ 23,6 bilhões em restituição do Imposto de Renda.
Confira a seguir o calendário das restituições em 2023:
- 1° lote – 31/05
- 2° lote – 30/06
- 3° lote – 31/07
- 4° lote – 31/08
- 5° lote – 29/09
O crédito da restituição é pago apenas em conta corrente (incluindo conta conjunta) ou poupança de titularidade do contribuinte. Sendo assim, é importante verificar se a conta informada na declaração do Imposto de Renda está ativa e em seu nome.
Leia também: Quais são os erros mais comuns no Imposto de Renda?
Com a possibilidade de receber a restituição através da chave Pix CPF, a empresária acredita que os problemas com as restituições serão menores neste ano. “Identificando a conta bancária pelo número do CPF, diminuem as chances de haver erros de digitação e também os pedidos de alteração da conta indicada para depósito da restituição”, esclarece.
Além disso, a Receita Federal dará prioridade para quem optar pela restituição usando a chave Pix CPF. A ordem de prioridades no pagamento da restituição inclui os seguintes grupos:
- Idosos com 80 anos
- Idosos com 60 anos e portadores de moléstia grave
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram restituição por Pix
- Demais contribuintes
Uma assessoria especializada para elaborar e acompanhar o andamento da declaração do Imposto de Renda é sempre indicada para reduzir as chances de cair na malha fina e garantir o recebimento da restituição a qual o contribuinte tem direito.
Em qual região do país você mora?
O GBrasil possui associados nas cinco regiões do Brasil, conheça aqueles que estão mais próximos de você e entre em contato agora mesmo para contratar os serviços contábeis de profissionais especializados para ajudar na sua declaração. Conheça nossas empresas.