Esse é o primeiro passo para praticar uma boa gestão financeira
Embora sejam muito usadas como sinônimos, as duas palavras têm significados diferentes quando falamos sobre a gestão financeira de um negócio. Tal distinção depende da atividade-fim da empresa. Então vamos entender: qual a diferença entre custos e despesas?
O que são CUSTOS?
Qualquer valor financeiro aplicado para a produção de mercadorias ou para a oferta de serviços de uma empresa. Então entram: gastos para pagamento de mão de obra, matérias-primas na produção de bens, energia elétrica, salários e inclusive depreciação de equipamentos.
Em outras palavras, custo é a quantia que se gastou com bens e serviços para a produção de outros bens e serviços. E para que uma empresa aumente a sua capacidade produtiva, é necessário acrescentar custos à sua operação.
Além disso, existem Custos diretos e Custos indiretos.
Custos diretos são aqueles ligados à formação oferta do produto ou prestação de serviço oferecido por uma empresa, relacionado diretamente ao produto final. É o mais simples de atribuir um valor pois é mensurável sem dificuldades.
Entram nesse cálculo a matéria-prima, confecção da embalagem, mão de obra utilizada para a criação do produto ou para a realização do serviço, entre outros gastos.
Já os custos indiretos não têm uma relação direta com produto, departamento interno ou serviço oferecido pela empresa, mas reúnem os investimentos relacionados ao suporte para a elaboração desses serviços ou produtos. Por serem essenciais para o funcionamento do negócio, entram nessa conta a energia elétrica, manutenção, limpeza e os demais itens que estão relacionados à produtividade da empresa.
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O que são DESPESAS?
Sustentam as atividades que mantêm a empresa em funcionamento. São os recursos aplicados nos setores relativos à manutenção da atividade da empresa, como salários e materiais de escritório no setor de administração, recursos humanos e marketing, por exemplo.
Assim como os custos, as despesas também têm duas subcategorias. São elas Despesas fixas e Despesas variáveis.
As despesas fixas são os valores que não variam com o que foi produzido pela organização. Entram nesse cálculo: aluguel, material de escritório, seguros, impostos, softwares e sistemas, por exemplo.
Ao contrário das despesas fixas, as despesas variáveis são aquelas que sofrem variação de forma proporcional com o nível de produção ou atividades da empresa. Seus valores dependem diretamente do volume produzido em um determinado período. São algumas delas: comissões de vendedores, reembolso de despesas corporativas, fretes e gastos com entregas e impostos por venda.
Identificar quais são as despesas fixas e variáveis da sua empresa é o primeiro passo para praticar uma boa gestão financeira.
Por que é fundamental para a saúde do negócio diferenciar custos e despesas?
Essa diferenciação permite que o gestor compreenda a composição financeira do negócio. Assim, ele conseguirá aumentar o seu faturamento ou diminuir despesas desnecessárias.
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