Notícias

Informações especiais para a sua empresa

22/10/2021

Contabilidade paperless: uso consciente de papel traz vantagens para os clientes

Ampla digitalização contábil gera integração e agilidade na gestão de documentos fiscais

Pedro Duarte

O avanço da informatização na área contábil trouxe novas tendências de negócio, entre elas, a contabilidade paperless, ou contabilidade sem papel, em tradução livre. Esse movimento busca o uso mínimo e consciente de impressão de documentos nas operações. Além de benefícios para a organização, essa decisão gerencial oferece ao menos duas vantagens para empresas-clientes: maior integração com a equipe contábil e acesso virtual a documentos e relatórios oficiais.

 Com a redução do uso de papel, os registros contábeis vêm sendo disponibilizados em outras mídias, como por meio de plataformas de gerenciamento de arquivos e armazenamento em nuvem e através de ferramentas que aumentam a conexão entre clientes e a empresa contábil. A agilidade que acompanha a digitalização permite que clientes recebam demonstrativos de resultados de forma imediata e completamente online. Esses recursos, somados à variedade de canais de contato disponíveis, geram uma proximidade maior entre empresa e contador, aumentando a participação do profissional contábil como um consultor de negócios.

 Confira também: Pesquisadora e associada ao GBrasil fala sobre responsabilidade socioambiental

O alto grau de digitalização é uma tendência também entre os órgãos públicos, que têm divulgado ano a ano atualizações de seus sistemas para maior praticidade na entrega de dados tributários, previdenciários e fiscais. Os serviços voltados à pessoa física, por exemplo, já fazem parte da contabilidade paperless. Desde 2010, a Receita Federal deixou de aceitar a entrega da Declaração do Imposto de Renda impressa em papel.

Outro benefício do uso mínimo de papel é a utilização de backups dos documentos fiscais em nuvem ou em dispositivos físicos. A dispensa de cópias impressas, além de estar alinhada com práticas sustentáveis, não compromete o espaço físico das empresas. Mesmo que assinados virtualmente, a validade dos comprovantes e contratos pode ser assegurada através da certificação digital, ferramenta que atesta a identidade de pessoas físicas e jurídicas em meio online.

Nas empresas associadas ao GBrasil, o uso consciente do papel é cada vez mais presente, assim como o emprego de tecnologias, consolidando um atendimento sustentável e digital. Conheça a organização afiliada mais próxima de você e entre em contato.

faixas_servicos_faixa_2

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL