Notícias

Informações especiais para a sua empresa

11/10/2021

Séries Especiais

Entenda o Lucro Real: descubra o que é a depreciação acelerada contábil

Recurso é utilizado por empresas que trabalham com máquinas e equipamentos em turnos consecutivos

Pedro Duarte

Com o passar dos anos, a maior parte dos bens que adquirimos vai perdendo valor em razão do desgaste pelo tempo ou da defasagem em relação aos lançamentos do mercado. Assim, ao final de sua vida útil, um bem tem valor igual a zero. Essa perda de valor, chamada de depreciação, pode ser uma ferramenta estratégica de redução de impostos para algumas empresas do Lucro Real.

Na terceira reportagem da série Entenda o Lucro Real, Suelen Nogueira, Gerente Contábil do Grupo Fatos (GBrasil | São José dos Campos – SP), apresenta as vantagens da depreciação acelerada.

bloco_suelenA especialista explica que a depreciação acelerada contábil é uma previsão legal que permite que empresas do Lucro Real – principalmente industriais – mensurem o desgaste devido ao uso contínuo de algum bem móvel sobre sua vida útil.

“Essa é a forma de contabilizar o efeito de vários turnos sobre a utilização de máquinas e equipamentos, deduzindo a depreciação na apuração do Lucro Real. O emprego do maquinário por mais de um turno diário causa um desgaste, um efeito de utilização maior do que se ele fosse usado em um período considerado padrão”, afirma.

Suelen Nogueira salienta ainda que é necessário analisar o coeficiente da depreciação em relação à quantidade de turnos realizados em sequência: dois turnos de 8 horas podem aumentar a depreciação em 50%, já três turnos podem elevar a taxa em 100%.

Leia também: Juros sobre capital próprio permitem redução de IRPJ e CSLL

Indústrias sazonais

Empresas que têm certa sazonalidade de produção, muitas vezes, optam por não manter grandes parques de maquinário, recorrendo ao uso do mesmo equipamento durante turnos consecutivos. Nesses casos, a depreciação acelerada é indispensável. “Isso permite contabilizar um número maior de encargos dedutíveis na apuração de impostos como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido”, frisa Suelen Nogueira.

Aliada aos incentivos fiscais e às despesas dedutíveis, assuntos abordados anteriormente na série Entenda o Lucro Real, a aplicação da depreciação acelerada contábil é um recurso estratégico para as empresas optantes por esse regime de tributação. Não deixe de conferir as dicas publicadas anteriormente.

A identificação de oportunidades legalmente previstas para a redução de impostos e tributos é uma das atividades realizadas no serviço de Planejamento Tributário, disponível em todas as empresas contábeis associadas ao GBrasil. 

faixas_servicos_faixa_1

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL