Notícias

Informações especiais para a sua empresa

29/03/2021

Séries Especiais

Liderança feminina destaca a Organização Silveira no mercado contábil de Salvador

Com a apresentação da história da afiliada baiana, o GBrasil celebra o papel das mulheres em seus 25 anos de trajetória

Pedro Duarte

Para encerrar a campanha sobre o Mês das Mulheres, parte das comemorações do 25º aniversário de fundação do GBrasil, apresentamos o case de sucesso da Organização Silveira de Contabilidade, nossa afiliada soteropolitana, e o relato de sua diretora, Angélica Silveira. Fundada por Angélica e seu marido, Reinaldo Silveira, a empresa possui uma equipe majoritariamente feminina: mulheres que imprimem dinamismo, profissionalismo e inovação como as principais marcas da associada.

Forte presença no setor

bloco_angelicaDesde a fundação, em 1997, a Organização Silveira registra uma maior proporção de mulheres na equipe. Hoje, com um quadro de 140 colaboradores, a presença feminina é de 67% enquanto a masculina é de 33%. As mulheres também se destacam entre diretores e gerentes: são 12 lideranças femininas perante sete masculinas.

Angélica Silveira, sócia-diretora da empresa, aponta que o desempenho das mulheres é um dos elementos que destaca a afiliada no mercado contábil local. “Por sermos mulheres, temos o tino mais apurado, delicadeza nas ações executadas e organização mais aparente. Isso é um diferencial em relação a outros escritórios da região, algo que fortalece muito a nossa imagem”, analisa a empresária, que completa: ”As mulheres estão sempre em maioria e no comando da Organização Silveira". 

Integração ao GBrasil

O processo de união ao GBrasil também foi guiado pelas mulheres da empresa associada. Tânia Azevedo, consultora da filiada, foi apresentada a Manuel Domingues e Pinho, à época presidente do GBrasil, durante um Congresso Brasileiro de Contabilidade. Ao indicar a Organização Silveira ao lado de mais dois escritórios contábeis de Salvador, Tânia deu o pontapé inicial para que Reinaldo e Angélica passassem a compor o Grupo.

Depois de um processo de seleção apurado, a empresa teve o ingresso aprovado e, em 2001, foi apresentada no 16º Encontro GBrasil, sediado no Rio de Janeiro. Depois da associação ao Grupo, a procura pelos serviços da Organização Silveira fez com que o número de funcionários saltasse de 30 para 230, entre 2001 e 2015, sempre com acentuada participação feminina.

Reconhecimento e resultados

Em 2012, no Dia Internacional da Mulher, a Organização Silveira de Contabilidade foi homenageada pelo Conselho Regional de Contabilidade da Bahia por ser a empresa contábil do estado com maior número de colaboradoras. Segundo Angélica Silveira, foi um marco de reconhecimento e valorização feminina da classe contábil. “Em nossa organização temos o orgulho e a certeza da credibilidade no trabalho das mulheres. Durante a nossa trajetória, enfrentamos todos os desafios da profissão e seguimos vitoriosas”, afirma a empresária.

Para aquelas que desejam ingressar na carreira de contadora, Angélica deixa um recado. “Só tenho a afirmar que é um caminho promissor, embora não seja fácil. Mas, nós mulheres temos que nos manter firmes para realizar todos os objetivos traçados”, aconselha.

 

faixas_servicos_faixa_1

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL