GBrasil

Três motivos pra não deixar o Imposto de Renda para a última hora2min tempo de leitura

Contribuinte que declarar próximo ao prazo de encerramento pode sofrer com imprevistos

Apesar de ser uma obrigação recorrente, muitas pessoas deixam para declarar o Imposto de Renda nos últimos dias do prazo para entraga das informações à Receita Federal. Ao fazer isso, o contribuinte põe em risco a suas finanças pessoais e aumenta as chances de cair na malha fina. Por outro lado, ao declarar com antecedência, é possível evitar imprevistos que prejudiquem a situação fiscal. Confira abaixo três riscos que o contribuinte corre se deixar o Imposto de Renda para depois. 

giovani_mainhardt

Omissão por esquecimento 

Ao deixar o compromisso para uma data próxima ao prazo de encerramento, o contribuinte pode acabar esquecendo de entregar ao contador um documento fiscal, o que impacta na tributação de suas próprias finanças pessoais.

“O declarante que deixa para separar os documentos na última hora pode esquecer algum comprovante de rendimento ou bem, seu ou dos dependentes. A Receita Federal interpreta isso como uma variação patrimonial não declarada. Então, o contribuinte vai para a malha fina”, explica Giovani Mainhardt, Diretor da Mainhardt Contabilidade (GBrasil | Blumenau – SC). 

Declaração retificadora

Também é possível que o contribuinte, ao ver que não dispõe de todos os documentos necessários, opte por enviar os dados de maneira incompleta.

Essa situação, em grande parte, ocorre quando o contribuinte deixa para declarar nos últimos dias do prazo e fica sem tempo para solicitar algum documento faltante.

“Caso isso venha a ocorrer, tão logo quanto possível, o contribuinte deve emitir uma declaração retificadora, que substitui a declaração enviada anteriormente com lacunas e corrige a informação faltante”, orienta Mainhardt.

Leia também: Contadores auxiliam na retificação do Imposto de Renda

Fiscalização posterior

Declarar o Imposto de Renda em cima da hora também pode trazer consequências a longo prazo. “A Receita Federal pode cobrar o contribuinte por erros cometidos em declarações de até cinco anos atrás, sejam omissões, esquecimentos ou até falhas de digitação. Portanto, o contribuinte fica passível de multas e juros por erros que, talvez, ele nem se recorde”, afirma o empresário.

Outro fator importante para que o contribuinte tenha tranquilidade e segurança na sua declaração do Imposto de Renda é ter ajuda de profissionais especializados, experientes e com posicionamento consultivo. Encontre as melhores soluções contábeis para pessoa física nas empresas associadas ao GBrasil.

Estamos prontos pra te ajudar!

O GBrasil conta com empresas associadas nas cinco regiões do Brasil, com expertise para atender às mais diversas situações fiscais. Conheça o representante do GBrasil mais próximo de você e tenha assessoria completa na sua declaração do Imposto de Renda. Confira nossas empresas.

Confira também

Receita Saúde: emissão de recibo digital para médicos e profissionais da saúde

Como emitir o recibo médico no Receita Saúde? Descubra nessa página e tire outras dúvidas.

Crédito de PIS e COFINS sobre publicidade para e-commerces: o caso Netshoes e as implicações para o setor

Entenda como a decisão do CARF sobre o crédito de PIS e COFINS para publicidade pode impactar e-commerces

Em 2025, associados GBrasil irão atuar em sindicatos contábeis de 10 estados e na Fenacon

Empresários do Grupo possuem cargos nos respectivos Sescon/Sescap e na Federação Nacional