Notícias

Informações especiais para a sua empresa

25/06/2020

Acontece no GBrasil

Com amplo conhecimento em Administração, Alessandra Ribeiro assume a vice-presidência do GBrasil

Empresária contábil de São José dos Campos estará à frente do Comitê de Tecnologia e solidificará a gestão entre as empresas

Pedro Duarte

Na quarta publicação da série especial sobre a Nova Diretoria GBrasil, você será apresentado à Alessandra Ribeiro, vice-presidente da aliança e dirigente do Comitê de Tecnologia. Junto a ela, formam a Diretoria do grupo para o biênio 2020/2022: Maurício Gatti, da Gatti Contabilidade (GBrasil | RS), Diretor do Comitê de Produtos; Elizangela de Paula Kuhn, da De Paula Contadores (GBrasil | PR),  Diretora do Comitê de Pessoas; Reinaldo Silveira, da Organização Silveira (GBrasil | BA), Diretor do Comitê Financeiro e Anderson Pedrosa, da Contac Contabilidade (GBrasil | GO), presidente do GBrasil.

Sócia do Grupo Fatos, representante do GBrasil no interior de São Paulo, Alessandra Ribeiro é a mais nova vice-presidente da aliança empresarial. Com 27 anos à frente do escritório contábil, a empresária se dedica exclusivamente à área administrativa desde 2005 e será responsável por comandar o Comitê de Tecnologia e gerenciamento do GBrasil até 2022. Junto ao presidente do grupo, Anderson Pedrosa, Alessandra pretende implementar medidas de gestão e otimização às 37 empresas de outsourcing distribuídas nas capitais e cidades do país.

Especialista em Administração de empresas, com MBA em gestão estratégica de serviços, Alessandra conta que seu maior mérito enquanto empresária é observar o impacto positivo ao seu redor. “Eu gosto muito da área de gestão, ver como as empresas podem gerar negócios, crescer e ganhar dinheiro. Eu gosto de ver a economia rodar, eu gosto de ver as pessoas crescerem dentro da empresa e conseguirem saber que o Grupo Fatos fez a diferença no seu entorno, esse é meu maior prazer”, confessa Alessandra.

bloco0092

Alessandra conta que em sua empresa, afiliada ao GBrasil desde 2013 e sede do 49º Encontro GBrasil em 2018, cativa uma cultura de proatividade aos colaboradores e que lidera com a inovação sempre em mente. “É meio voluntário. É um desejo de viver, um desejo de compartilhar. A gente de fato quer fazer a diferença, nem que seja um pouquinho”, confidencia. Para ela, é essencial mostrar as atividades e as inovações da rede para se apresentar mais competitivo ao mercado e, consequentemente, ser enxergado pelo cliente como um parceiro do empreendimento.

Considerada uma empresária de vanguarda na área de TI, a vice-presidente coordenará a equipe que dará assistência às ações implementadas nos outros comitês, oferecendo estrutura para os setores de processos, pessoas e produtos. “Toda a estruturação ‘produtos, processos, pessoas’ eu que estou à frente para dar esse corpo ao GBrasil”, conta Alessandra. “Nosso foco maior é ajudar na implementação das ferramentas que precisarem para trazer acessibilidade, facilidade e simplicidade”, afirma a vice-presidente.

Entre as entregas prevista pelo Comitê de Tecnologia, duas estão programadas ainda para este mês. A primeira é uma ferramenta de agrupamento da base de conhecimento das Empresas GBrasil, que será moldada em semelhança à plataforma de buscas Google. “A ideia é juntar toda a inteligência dos associados ao GBrasil nesta fermenta de forma que facilite a pesquisa. Nosso objetivo é compartilhar toda a inteligência do GBrasil com os associados”, conta Alessandra. Também para junho, a equipe estima lançar um canal de comunicação oficial do grupo. A função dessa ferramenta será possibilitar não só ao associado, mas a toda sua equipe, o acompanhamento das atividades entre as empresas do grupo. “Essa ferramenta vai oferecer uma maior integração e segurança devido às permissões de acesso”, ressalta. 

Para o enfrentamento da crise causada pelo coronavírus, Alessandra enxerga o GBrasil como um porto seguro aos seus associados. “A nossa força está em juntar inteligências para encontrar alternativas. E eu enxergo que nós estaremos à frente de muitos outros, porque as outras empresas contábeis estão sozinhas e nós estamos juntos. São 37 empresas juntas, a gente fica mais forte”, afirma a vice-presidente do grupo. Para ela, a composição dos comitês e da Diretoria também será um grande diferencial da aliança. “A gente vê que há um desejo muito grande dos participantes para que o GBrasil dê muito certo e todo mundo enxerga o potencial do GBrasil, isso tudo fortalece a associação e a gente tem que aproveitar essa oportunidade. Todos as pessoas que a gente convidou para participar estão bem animadas e se dedicando para fazer a diferença”, complementa Alessandra.

Para manter a rede em qualidade constante, a vice-presidente aposta na gestão de conhecimento. “A gestão do conhecimento é como eu gero conhecimento em um determinado local, como eu partilho esse conhecimento e como eu distribuo e dou acessibilidade a esse conhecimento. E o GBrasil tem inteligência de todos os estados brasileiros, inteligência contábil e da área, esse é o bem maior do GBrasil”, afirma. Para ela, os contadores do grupo precisam reconhecer esse valor e propagar a importância da atuação de cada uma das empresas associadas. “De fato, a gente tem que se mostrar mais, a gente realmente precisa brilhar porque nós somos importantes, somos bons e fazemos a diferença pros nossos clientes e para sociedade, precisamos assumir isso”, pondera.

Para ela, o GBrasil pode ser resumido em uma palavra: inteligência. “O GBrasil para mim é uma concentração de inteligência que tem que ser mostrada, hoje só a gente enxerga, e a gente tem que mostrar não só para o Brasil mas para o mundo”, justifica a vice-presidente. “A gente quer que o GBrasil consiga reverberar esse resultado para os associados, para o negócio de cada um deles”, complementa. Ao fim da sua gestão, Alessandra espera entregar um GBrasil menos “tímido” e com uma cultura de inovação e dinamismo. “Eu vejo um movimento de trazer essa união, compartilhar inteligência e muito trabalho, mão na massa! Trazer esse movimento de empoderamento e mostrar quem é o GBrasil”, conclui.

No dia 14 de julho, a Nova Diretoria do GBrasil promoverá a live “Transação tributária com a PGFN: saiba quais as opções à disposição do contribuinte” para associados e convidados. A convidada será a Procuradora da Fazenda Nacional Danielle Nascimento (Mestre em Finanças, Tributação e Desenvolvimento pela UERJ) e a mediação será Débora Giotti da Tecol Contadores (GBrasil | Juiz de Fora - MG), LLM em Direito e Contabilidade Tributária. Para os próximos meses, o GBrasil contará com diversas outras iniciativas e lives que serão abertas ao público, confira em nossas redes sociais!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER E RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL